quarta-feira, 5 de junho de 2013

Polícia Militar de São Paulo inicia patrulhamento com bicicletas na área central


Crédito: Lucas Neri.
Cabo Isaias e soldado Guidotti começaram o patrulhamento com bicicletas ontem pela área central.
Desde ontem, dia 31, a Polícia Militar de Araras conta com uma equipe de policiais que realiza o patrulhamento no Centro da cidade com o uso de bicicletas. “Tendo em vista os casos de furtos de veículos na área central, e outros delitos, ocupamos o Centro agora com essa nova modalidade. É um programa de policiamento em que trabalha sempre uma dupla de policiais em bicicletas”, explica o 1º Tenente Helington Ilgges da Silva, que é subcomandante da 2ª Cia do 36º Batalhão da Polícia Militar de Araras.
A ideia de implantar esse patrulhamento diferenciado partiu do comandante da PM de Araras, capitão Ênio Antônio de Almeida, em conjunto com Ilgges e o 1º Tenente Alexandre Gonçalves, da Força Tática. “Íamos começar na semana passada, mas devido à chuva tivemos que adiar. Esse patrulhamento já existe em outras cidades e é sempre implantado em lugares em que o acesso à bicicleta é mais fácil, ou em bairros que tem incidência criminal”, explica Ilgges.
Ilgges diz que a área central foi escolhida por ser a com maior incidência de furtos de veículos, e também por ser geograficamente adequada e plana. “A principio será sempre um turno com dupla de ciclistas, mas a ideia é estender o projeto com mais policiais”, diz. As bicicletas foram enviadas diretamente pelo comando de São Paulo para o 36º Batalhão de Limeira e depois para Araras. As bicicletas também são identificadas com o logotipo de Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Os policiais que ficarão nas bicicletas vão estar armados da mesma maneira que os que patrulham com as viaturas e na Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), só que um uniforme diferenciado. “Eles vão estar com bermuda e de calçados diferentes. O armamento será normal, assim como o colete balístico e também capacetes, para a segurança deles”, explica Ilgges.
Os policiais que ficarão nas bicicletas já tem um preparo para esse tipo de patrulhamento. “Eles já são praticantes de ciclismo. O patrulhamento com bicicleta favorece e muito a atuação específica do policial, principalmente em locais de difícil acesso. Na área central, por exemplo, eles têm condições de ir mais rápido até determinados lugares. A bicicleta, em algumas ocasiões, é mais ágil do que a viatura”, diz Ilgges. Na tarde de ontem estavam no comando das bicicletas os policiais cabo Isaias e Soldado Willian Guidotti. “Como começamos hoje, ainda estranhamos para pedalar, mas já vamos acostumando. Nossa intenção é a aproximação com a população”, explicou Guidottti. Os policiais só não vão pedalar em dias de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário