quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Jd. da Saúde ganha bike patrulha



A Polícia Militar inaugurou uma Base Comunitária de Segurança da Vila Gumercindo, a primeira unidade de patrulhamento na modalidade bicicleta na área do 3º BPM/M. Ela é formada por sete bikes, que vão atender os moradores do Jardim da Saúde e da Vila Gumercindo. A cerimônia foi presidida pelo tenente Édson Roberto Aloísio, comandante interino do 3º BPM/M, e contou com a presença do comandante do CPA/M-2 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 2), coronel Edvaldo Sertório do Amaral.
“É uma unidade pioneira na área do 3º BPM/M“, diz o tenente Aloísio, acrescentando que os Pms ciclistas vão trabalhar em duplas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. “A bicicleta é mais leve que a moto e consegue maior fluidez no trânsito, pois se for necessário pode até se deslocar pela calçada”, observa o oficial. “Outra vantagem da bicicleta é que ela amplifica o alcance da modalidade de patrulhamento a pé e possibilita uma aproximação maior do policial com a comunidade”, destaca.
As bikes foram doadas à PM por comerciantes e empresários locais. Quatro são destinadas à Base Comunitária de Segurança da Vila Gumercindo, localizada entre a rua Vigário Albernaz e a avenida Doutor Ricardo Jafet, e três à Base Comunitária de Segurança do Jardim da Saúde, na rua Marcos Fernandes. A primeira é comandada pelo sargento Rogério Godoy Ferreira e a segunda tem à frente o sargento Francisco de Assis Oliveira Santos. Os policiais de bicicleta terão um trabalho extra, pelo menos duas vezes por mês, prestando auxílio aos participantes do passeio ciclístico realizado aos domingos, na avenida Jabaquara. “Já houve acidentes por lá e vamos dar um apoio às pessoas que gostam de pedalar”, adianta o sargento Godoy.
“Essas bicicletas têm aro reforçado, para resistir a determinados impactos, como subir abruptamente em uma calçada”, explica Aloísio. “A suspensão dianteira é mais alta e o selim é de silicone, que provoca menos dores que o selim convencional”, compara o tenente. O coronel Sertório ressalta a importância dessa modalidade de patrulhamento em uma cidade de altos índices de criminalidade e trânsito caótico. “As bicicletas têm facilidade de se locomover entre os carros, pode utilizar as calçadas e assim teremos mais mobilidade para combater os bandidos”.
A cerimônia foi prestigiada por figuras importantes da região, como o comerciante João Borrelli e o advogado Danilo César Maso, respectivamente presidente e vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Saúde/Vila Clementino, e o empresário Sergio Moretti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário