domingo, 22 de setembro de 2013

Moradores de Boa Viagem propõem comprar bicicletas para ajudar trabalho da PM


Moradores de Boa Viagem propõem comprar bicicletas para ajudar trabalho da PM
As bicicletas já foram compradas, mesmo sem a resposta da PM
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Preocupados com os frequentes assaltos a veículos ocorridos em Boa Viagem, especificamente numa área que abrange 12 quadras, no trecho entre o Colégio Madre de Deus e o Recife Flat, moradores da localidade resolveram oferecer bicicletas aos policiais militares que fazem ronda a pé para que pudessem se locomover com mais rapidez.
Para Associação dos Condomínios de Setúbal, a proposta, que ainda não foi aceita oficialmente pela Polícia Militar, é considerada apenas uma contribuição da sociedade para o poder público. Porém, alguns moradores do bairro criticam a iniciativa. “Como cidadão, considero um absurdo. Nós pagamos nossos impostos para ter uma polícia equipada. Não é justo”, afirma um morador que preferiu não se identificar.
Mas para a síndica de um dos edifícios da área e representante da Associação, Márcia Araújo, a ideia é positiva e foi sugerida porque os moradores buscaram uma solução imediata para reduzir os assaltos. “Concordo que essa não é uma obrigação do cidadão, mas sabemos da burocracia que existe no poder público para realizar aquisições de equipamentos. Decidimos que, em vez de aguardar a licitação, adquirir logo as bicicletas. Nenhum morador foi obrigado a contribuir. Colaborou apenas quem concordou com a sugestão”, disse Márcia. As três bicicletas já foram compradas, mesmo sem a resposta da PM, pelo valor de R$ 3 mil, rateado por nove condomínios e três estabelecimentos comerciais.
“Na próxima segunda-feira (16) vamos nos reunir com os policiais da área. Esperamos que eles aceitem as bicicletas. Queria ressaltar que, quando procuramos a polícia, fomos bem recebidos e só decidimos colaborar porque percebemos o empenho da PM para nos ajudar”, explicou a síndica. 
O comandante do 19º Batalhão da PM, capitão Luiz Freitas, confirmou a oferta dos moradores. “Eles nos procuraram para denunciar os assaltos. Reforçamos a segurança na área que, além da Patrulha do Bairro 24h, passou a contar com a ronda de dois policiais a pé desde o início deste mês. Também fornecemos várias orientações”, disse o capitão. Entre as sugestões, a PM teria orientado os moradores a solicitar à Prefeitura do Recife uma melhor iluminação na área e a operação de poda de árvore. A polícia teria ainda reforçado a vigilância no horário das 18h às 20h, período em que acontecem os assaltos. No mês passado, foram registrados cinco roubos de veículos.
“Sobre a sugestão das bicicletas, consultamos o Comando Geral da PM para saber se podemos aceitar, já que no momento não estamos com equipamentos disponíveis”, disse o capitão. 
A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que a proposta dos moradores ainda está em análise e que recentemente foi lançada licitação para a aquisição de novas bicicletas para todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário