terça-feira, 5 de novembro de 2013

GCM intensifica a ronda com bicicletas na região central de São Sebastião_ SP 


Com as bicicletas, guardas ganham agilidade na ronda diária; dotados de uniforme diferenciado, eles patrulham armados e com capacete
Inspirado nos velhos moldes da polícia americana de Santa Bárbara e Santa Mônica, além da Europa, a exemplo da Cote D’Azur, Ibiza e Costa Esmeralda, na Itália, e num modelo concebido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo em cidades litorâneas, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Sebastião tem atuado ao longo do ano de forma positiva e intensificado seu trabalho durante a temporada de verão, mediante a ronda de bicicletas nas áreas que compreendem a Vila Amélia e o centro histórico, o qual engloba, também, a Rua da Praia e o complexo turístico.
A novidade, agora, é que há na Segur (Secretaria de Segurança Urbana) estudos visando expandir este sistema para as costas norte e sul do município. Dotados de uniforme diferenciado (bermuda e camiseta), capacete, bicicleta reforçada com cantil e iluminação de led, os guardas municipais patrulham armados e com capacete, das 7 às 19 horas, de segunda a segunda.
Para se ter uma ideia, cada ciclista faz, em média, 20 quilômetros/dia com a ronda apenas no centro da cidade. A patrulha com bicicletas ajuda pelo fato de ser mais rápida e poder se infiltrar em locais apertados, de trânsito ruim e que, por terem estes problemas, necessitam de um primeiro atendimento rápido; a guarnição, depois do atendimento inicial, permanece no local à espera de reforços. O sucesso do patrulhamento de bicicletas pode ser comprovado com base em diversas ocorrências, como: encontro de procurados pela Justiça, roubo, porte de drogas e apoio ao trânsito.
O secretário-adjunto da GCM, Marcos Jorge dos Santos, informou que o patrulhamento será intensificado com prorrogação do horário até às 22 horas e que a média de atendimentos é de 20 ocorrências/mês. Ele ressaltou a importância de a comunidade ter sempre em mãos o número do atendimento emergencial (153), pelo qual pode pedir ajuda 24 horas por dia.
Outras ações
Mas nem só de patrulhas e ocorrências é feito o dia da GCM. A corporação ainda realiza palestras nas escolas da cidade com temas como drogas e bullying. “Quero tranquilizar a população quanto ao trabalho da GCM. Temos trabalhado com afinco e disposição para garantir a segurança da população local, turistas e veranistas em qualquer época do ano”, frisou Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário