segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Guarda Municipal de Fortaleza intensifica patrulhamento com bicicletas

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) intensificou o patrulhamento na avenida Beira Mar e em
praças do Centro utilizando bicicletas.



Segundo a subinspetora da GMF, Rúbia Albuquerque, o uso das bicicletas permite abranger uma área cinco vezes maior em relação ao policiamento a pé, além de ser menos cansativo para o guarda. “Enquanto a pé só era possível cobrir a Praça do Ferreira, por exemplo, na bicicleta abrange-se ainda a Praça do BNB, a Praça dos Leões e a da CDL”, explica Rômulo Reis, comandante do Pelotão de Ciclopatrulhamento.

Segundo o major Plauto Roberto Lima, diretor da GMF, a iniciativa tem perspectivas de ampliação. “Posteriormente, expandiremos para parques e lagoas da cidade e daremos apoio a passeios ciclísticos”, afirma.

Os guardas receberam treinamento, que incluiu aulas de defesa pessoal, de nutrição e técnicas de uso do equipamento para defesa e ataque. O projeto possui 25 bicicletas. Até o momento, são 20 guardas, capazes de cobrir uma área de 3 km. “O trabalho físico é maior, mas a gente se acostuma, só há dificuldade nos primeiro dias”, garante o subinspetor Luís Araújo.

Os guardas apontam como dificuldade a ausência de ciclovias e a falta de educação de motoristas e motoqueiros. “Eles não respeitam o ciclista, não mantêm a distância de segurança de um metro e meio”, diz Rúbia Albuquerque.
 Equipamentos

Todos os guardas receberam capacetes, mas apenas oito estão usando joelheiras e cotoveleiras. O material foi doado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Na Praça José de Alencar, o ciclopatrulhamento vai permanecer enquanto o posto de cadastro do Bilhete Único estiver no local. Para Mara Lúcia Bandeira, vendedora, o serviço deve continuar mesmo após o fim do cadastro “porque oferece uma sensação de segurança e inibe a ocorrência de assaltos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário