segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Bike Patrulha ampara trabalho da PM



O Serviço tem ajudado a combater crimes nas ruas da cidade
Por Gabriela Marquito
A Bike Patrulha, policiamento realizado pela PM com uso de bicicletas, se tornou uma poderosa arma para amparar o trabalho dos militares. Em Muriaé, o projeto existe desde 2007 e foi reimplementado há quatro meses. A população e o comércio em geral aprovaram a iniciativa.
Os policiais ciclistas atuam no atendimento de acidentes, fiscalização do trânsito e no combate ao uso de drogas e pequenos furtos. A Bike Patrulha é formada por duas duplas que percorrem a região central, os bairros Barra e Porto, por serem áreas mais planas. Dois militares atuam no primeiro turno, de 7h às 13h, e a segunda dupla presta o serviço de 13h às 19h, de segunda-feira a sábado.
Na manhã de segunda-feira (12), os soldados Washington Avila Ligório e Júlio Cézar Mizael Silva fizeram uma blitz na Praça João Pinheiro. Na ocasião foram apreendidos oito veículos. Três estavam estacionados em local irregular e cinco estavam com documentação atrasada. “Os dados têm provado a eficiência da Bike Patrulha. Desde a reimplementação do projeto não aconteceram mais assaltos a mão armada na região central. Com as blitz, que são realizadas constantemente, os infratores evitam passar no centro da cidade, inibindo, assim, o crime na região comercial de Muriaé”, contou, afirmando que crimes como estelionato e a famosa “saidinha de banco” não estão sendo mais tipificados pela PM nos últimos meses.
A agilidade nos atendimentos é um dos grandes diferenciais das “magrelas”. Para o comandante da 76ª Companhia de Polícia, capitão Erly Costa, a rapidez, mobilidade e visibilidade fazem com que o trabalho dos policias seja mais efetivo. “Na cidade, a Bike Patrulha tem atendido grande parte do comércio e às pessoas na área central da cidade. É um auxílio muito importante para o trabalho da PM e, consequentemente, maior segurança para a população”, explicou.
O capitão contou que, apesar de pouco tempo da reimplementação, as respostas da população são positivas, principalmente os comerciantes, que agradeceram o reforço na segurança dos comércios.
A gerente de uma loja de relógios e jóias, Patrícia Alves do Santos Pimentel, localizada no centro da cidade está satisfeita com a ação dos bike patrulheiros. “A Bike Patrulha possibilita uma maior agilidade na ocorrência policial. Quando solicitamos, fomos atendidos prontamente. Sentimo-nos mais seguros com a presença dos policiais”, afirmou.
A ideia já é implantada em outros países. Na PM, esse tipo de patrulhamento foi importado do Canadá nos anos 90, quando os militares fizeram o treinamento em Belo Horizonte. Para serem bikers, os policiais passam por um intenso curso de formação, onde são avaliadas a aptidão física e a saúde do profissional, além do treinamento em técnicas de patrulhamento ostensivo e primeiros socorros.
Quando o projeto surgiu em Muriaé, no início do mês de maio de 2007, apenas dois militares trabalhavam na Bike Patrulha: os então soldados Madriaga e Augusto, que atualmente são cabos PM. Madriaga contou que o projeto surgiu na cidade para auxiliar no combate ao furto de veículos, na fiscalização ao centro da cidade e entradas das escolas. “Quando o projeto foi instalado em Muriaé, conseguimos resultados positivos contra o crime, como apreensão de drogas e de menor com arma de fogo. Desde que foi criada, a Bike Patrulha já tinha características de que seria sucesso na cidade e hoje auxilia muito no trabalho dos demais policiais”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário