terça-feira, 10 de dezembro de 2013

BPTur amplia o ciclopatrulhamento no Rio 



O BPTur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas) da Polícia Militar ampliará o número de policiais especializados no patrulhamento sobre duas rodas. Com a formatura da terceira turma do Curso de Especialização em Ciclopatrulha, o efetivo de soldados capacitados para atuar, de bicicleta, nos principais pontos da cidade passará de 70.

A meta é equipar todas as áreas turísticas do Rio para os grandes eventos. Atualmente, Lapa, Píer Mauá, Paço Imperial, Candelária e as orlas de Ipanema, Leblon, Aterro do Flamengo, Copacabana e Lagoa já contam com o reforço diariamente.

A turma será a primeira formada após a capacitação dos instrutores em um curso especial sobre patrulhamento, realizado em Miami (EUA), no ano passado. A grade curricular foi modificada, passando a contar com primeiros socorros, manutenção, aplicação de defesa e ataque com bicicletas e legislação de trânsito.

A fim de aplicar os conhecimentos teóricos, as turmas formadas estagiam em eventos com grande público. Dez duplas de policiais estiveram presentes na reinauguração do Maracanã, no dia 2. Para a sétima edição do Brasil Offshore, que ocorre entre 11 e 14/6, em Macaé, serão deslocados os 14 policias da turma em formação. Além do centro de convenções, a ciclopatrulha cobrirá os eventos culturais noturnos, na orla da cidade.

- O policiamento turístico não se restringe apenas à visitação de cartões-postais, inclui também o turismo de eventos. O Brasil Offshore é a principal feira de petróleo e gás da América Latina. Será um excelente treinamento para os eventos que serão sediados no Rio - explicou o comandante do BPTur, tenente-coronel Joseli Cândido da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário