segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Ciclopatrulha, agentes sobre duas rodas.


 

A ciclopatrulha é formada por agentes que promovem a segurança do trânsito ou segurança civil pela cidade. Eles estão sempre dispostos e equipados para promover a ordem com total integração nas cidades.

Nas cidade de Curitiba, São Paulo e Minas Gerais  este tipo de ação já vem sendo implantada e ampliada há pelo menos 5 anos. E nos casos de Curitiba tem se tornado um efetivo muito qualificado onde a prefeitura local, investiu  em agentes equipados e preparados para qualquer ação em coibir infratores ou desrespeitos civis na cidade.

A ciclopatrulha é uma excelente ação que pode ser implementa no Centro da  cidade de Manaus e em alguns bairros, de forma experimental, fortalecendo a imagem de respeito e compartilhamento junto aos motoristas de veículos automotivos. A imagem que eles transmitem é sempre de disposição e alegria, pois isso é proporcionado pela mero prazer de pedalar pelas ruas de forma tranquila e sempre atentos às condições do local por onde pedalam.
Muitos dos agentes podem ser formados por pessoas que moram  no próprio bairro, onde passam por treinamentos e provas de seleção, para pode ocupar um lugar privilegiado e promover a ordem , seja no trânsito ou  situações de segurança dos bairros.

O papel pedagógico que um agente que usa a bicicleta transmito à sociedade é sem dúvida fundamental com a presença constante nas ruas da cidade. A sociedade vai enxergar que todos devem respeitar o ciclista até porque o trânsito é ordenado por quem pedala. A Cultura da bicicleta ainda é tímida, mas muito crescente na cidade. Eles sem dúvida proporcionaram uma imposição de respeito e qualidade de vida.

"Quando as bicicletas ocuparem seu espaço, por direito instituído pelo Código Brasileiro de Trânsito, mais respeito e uma cidade muito melhor teremos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário