terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ENCONTRANDO A FORÇA DA SUPERAÇÃO






O que faz uma pessoa superar seus próprios limites ? Sua força de vontade , seu espírito indômito , seu entusiasmo , suas crenças , seus medos .... qualquer que seja a resposta sem a persistência , planejamento e auto confiança nenhum destas características vai ajudar , pelo contrário pode até destruí-lo . 

Ao tentarmos definir Limite no dicionário chegamos ao verbo limitar do Latim limitare : demarcar; delimitar; reduzir o âmbito de; restringir; confinar; cingir-se; não passar além de;contentar-se; reduzir as próprias despesas; acomodar-se. Se observarmos com atenção poderemos concluir que o limite é imposto pela sociedade , trabalho , família e principalmente por nós mesmos , enfim limite é abstrato , somente existe em nossas mentes , não estou falando apenas dos limites referentes á educação , caráter , convivência , respeito etc , estou me referindo ao limite de nossas conquistas pessoais , todas as definições de limite nos arremetem á algo pré-definido para onde não devemos nos aventurar. 

Seguem alguns exemplos de limites coletivos , na época de Colombo acreditava-se que a Terra era plana , no inicio do século nenhum homem era capaz de percorrer os 200 m rasos em menos de 20 seg , mas depois que Jackson Scholz bateu essa marca nas olimpíadas de Antuérpia em 1924 mais de 20 outros atletas conseguiram ultrapassar esta marca na olimpíada seguinte . Quando uma pessoa consegue ultrapassar um limite ela abre caminho para as demais faze-lo , pois não há limites para a vontade humana. 

“O que dá sentido à vida é mais importante que a própria vida.” Hillary Lister Superação no mar A britânica Hillary Lister se tornou nesta terça-feira a primeira pessoa tetraplégica a atravessar sozinha o Canal da Mancha num barco à vela. A embarcação foi guiada por meio de um sistema que a permitia dar os comandos por meio da respiração. O mecanismo é semelhante ao que ela usa para controlar sua cadeira de rodas motorizada , o barco de 7,9 m, batizado Malin foi especialmente desenhado para ela. 

Ela levou seis horas e treze minutos para completar a travessia da costa da Inglaterra até Calais, na França. Lister tem 33 anos e está tetraplégica há quatro anos, em razão de uma doença degenerativa progressiva que a paralisou aos poucos, começando pelas pernas e subindo até o pescoço. Atualmente, ela movimenta apenas a cabeça, os olhos e a boca. Ela começou a aprender a velejar a dois anos, com a intenção de melhorar sua autoconfiança. 

"Quero que as pessoas repensem a sua visão sobre os deficientes. Não precisamos ser enrolados em algodão, podemos sair e fazer coisas bobas ou perigosas se isso for o que quisermos", disse Lister. Com a travessia do canal, Lister também bateu o recorde de maior distância velejada por um tetraplégico sozinho. "Não sei nem te dizer a sensação. É tremendo, sou grata a todos que tornaram isso possível", disse ela ao chegar. "Eu tinha certeza absoluta de que, uma vez dentro do barco, eu conseguiria chegar à França." 

Antes de ficar paralisada pela doença, Lister costumava praticar esportes como canoagem, natação, rugby e hóquei. 

A travessia do Canal da Mancha foi um projeto dela para arrecadar dinheiro para dar a outros portadores de deficiência a oportunidade de velejar. Hillary Lister sonha agora em fazer uma viagem ao redor da Grã-Bretanha no ano que vem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário