segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Policiamento de bicicleta?



A Polícia Militar lança, na Capital, mais uma modalidade de policiamento. Trata-se o pelotão de bicicleta. Sem muitos gastos e aparentemente de fácil manejo, este tipo de serviço pode até dar certo, principalmente se levarmos em conta que grande parte dos assaltos no centro da cidade são praticados por pivetes. Porém, não é a forma correta de enfrentar os assaltantes de bancos que, utilizando motocicletas, estão dando um banho na polícia, quando da fuga. 

Como o setor Segurança Pública em Mato Grosso não tem uma seqüência lógica, já que depende de quem é o comandante do momento, o policiamento de bicicleta tem tudo para cair logo no esquecimento. Esperamos estar enganados, para o bem da população.

O ex-comandante geral da Polícia Militar, coronel Antonio Félix, tentou implantar, ou incrementar, um policiamento rápido, feito com motocicletas. Ele acreditava que só assim seria possível enfrentar os assaltantes de bancos e outros tipos de assaltos no centro da cidade, devido ao maior poder de movimentação dos policiais. Foi mais um fogo de palha. E agora, de forma surpreendente, passaram a investir num policiamento mais barato e menos eficaz. Dizem que estão copiando os Estados Unidos.

Já que o assunto é segurança e a Polícia Militar tenta, com todas as dificuldades, dar o mínimo de segurança à população, que tal ela mudar de metodologia e acabar com a famigerada blitz? Ela (a blitz) não está, já há algum tempo, trazendo qualquer resultado mais eficaz. Essa de deslocar um monte de policiais para um determinado local, ou bairro, resulta na falta de policiamento no resto da cidade. Além do mais, os resultados obtidos são mínimos.

Fechar um bairro, atingindo apenas a via principal, não cola mais. Os bandidos, nada burros, escapam do “cerco” tranquilamente. Alguns ainda param, deixar se revistar e ainda “elogiam” o trabalho dos valorosos PMs. Que tal distribuir os policiais por todos os bairros de moto, de bicicleta, a cavalo, de ônibus e a pé, seja lá de que maneira for, mas de forma eficiente. Só a presença diária do policial nas ruas pode inibir as ações dos bandidos. Ah! Outra forma, velha mais eficaz de policiamento continua sendo o trabalho comunitário. Mas, pelo jeito, teremos que esperar que o próximo comandante geral da PM seja a favor deste tipo de policiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário