domingo, 23 de março de 2014

Bicicleta e segurança pública

Uma parceria que está trazendo excelentes resultados.

 
Bicicleta e segurança pública
Foto: Eduardo Rodrigues
Em Campinas, cidade do interior paulista, foi implantada a Guarda Municipal com Bicicletas. A princípio a equipe foi designada ao patrulhamento de um grande parque municipal, mas em consequência aos bons resultados e à aprovação da população foi necessário aumentar o raio de cobertura dessa equipe, levando-os então para o grande centro comercial também.
   
“A ideia partiu da necessidade de uma rápida locomoção, principalmente no centro, onde o fluxo de veículos motorizados é muito grande e a bicicleta facilita muito irmos de um ponto a outro com mais facilidade”, diz Rodrigo Eugenio, que está há sete anos na guarda.
Hoje o grupamento conta com o efetivo de 25 guardas que se dividem em duas equipes em diferentes pontos da cidade. Eles costumam pedalar uma média de 27 km em uma carga horária de 12 horas por dia.
Quando a folga cai em um fim de semana eles fazem “horas-extras” no município de Joaquim Egídio, lugar com muitas trilhas e bastante frequentada por amantes do mountain bike.
A escolha desses profissionais para formar um grupamento de bikers foi voluntária, tendo apenas um quesito básico e indispensável: a paixão por pedalar. Os reflexos do benefício da prática começam a aparecer também na vida de cada membro da equipe. Eliana Martins, por exemplo, é guarda municipal e está há apenas um ano na equipe com a bike. Ela comemora: “minha autoestima melhorou muito depois que eu entrei para essa equipe. Perdi peso, mudei meus hábitos alimentares e vejo que tenho uma vida muito mais saudável. Até minha família percebeu que estou mais alegre e disposta”. 
Segundo Éder Silva, assistente de comunicação da secretaria municipal de segurança de Campinas, eles foram a primeira equipe da América Latina a ser convidada para participar do International Police Mountain Bike Association (Associação Internacional de Policiais de Mountain Bike) nos Estados Unidos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário