quarta-feira, 7 de maio de 2014

A origem das bicicletas dobráveis remonta à Primeira Guerra Mundial

Foto: Soldados da infantaria ligeira italiana (Bersaglieri) durante a Primeira Guerra Mundial.


A ideia de melhorar a agilidade em combate foi bastante trabalhada pelos militares no início do século XX, Satisfatoriamente eficiente para curtas e médias distâncias, tarefas de patrulhamento e reconhecimento passaram a usar esse recurso. A logística foi um dos principais benefícios da introdução da bicicleta: baixa manutenção, não precisa dos cuidados que um cavalo demanda, e não usa combustível. No geral, um soldado equipado com uma bicicleta consegue cobrir o triplo da área que poderia cobrir a pé.

O primeiro registro de uso da bicicleta para combate é da Guerra dos Boeres, na África do Sul, em 1899, mas foi na Primeira Guerra Mundial que o uso da categoria dobrável surgiu nos campos de batalha. Ali, as "magrelas" desempenharam papeis importantes na movimentação de combate. O continente europeu estava tomado por divisões de infantaria ciclomontada, a Alemanha chegou a ter 80 companhias de infantaria leve equipadas com bicicletas como meio de transporte. 

Veja algumas fotos interessantes:

Ilustração austríaca do conceito do uso de bicicletas dobráveis em combates militares

Dobráveis usadas na Primeira Guerra Mundial (montadas): Steyr Waffenrad (austríca), Captain Gerard (francesa), Bianchi Bersaglieri (italiana).

Dobráveis usadas na Primeira Guerra Mundial (desmontadas):  Bianchi  Bersaglieri (italiana), Steyr Waffenrad (austríca), Captain Gerard (francesa).


Foto: Tropas ciclistas da Alemanha Nazista sendo inspecionadas por Heinrich Himmler, líder da 
Schutzstaffel durante a Segunda Guerra Mundial.



Foto: Desembarque da infantaria canadense na Praia de Juno, na Normandia, durante o Dia D, na Segunda Guerra Mundial, 1944.

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