Temendo um possível aumento de crimes contra comerciantes no Centro, a Acial (Associação Comercial Industrial de Lorena), cobrou uma maior presença da Polícia Militar na região. Após doar bicicletas à corporação, no ano passado, a associação questionou a frequência do policiamento.
Em busca de colaborar para a segurança na região central, a Acial e um grupo de associados compraram em junho duas bicicletas, avaliadas em R$ 1 mil cada. Na época, o até então capitão da Policia Militar, Sérgio Israel, declarou que a doação permitiria uma mudança no planejamento estratégico, pois os policiais ganhariam mais mobilidade para patrulharem o Centro.
Desde então, tornou-se comum, principalmente na rua Dr Rodrigues de Azevedo, mais conhecida como Rua Principal, a nova modalidade de policiamento.
Mas, de acordo com o presidente da Acial, Sérgio Rocha, há cerca de quatro meses a presença da dupla de ciclistas caiu bastante. “Infelizmente, até o momento a PM não preparou outros policiais para substituir a dupla que foi escalada para atuar nas bicicletas. Observamos que já que esses dois PMs estão sendo chamados para outras atividades, as bicicletas frequentemente ficam paradas, deixando de cumprir o acordo”, lamentou.
Rocha afirmou que recentemente tentou entrar em contato com a polícia em busca de uma solução para o caso. “Já encaminhamos ofícios ao 23° BPMI (Batalhão da Policia Militar do Interior) e para o comando da PM, mas até agora nada foi respondido. Tomara que a PM consiga uma dupla substituta, pois os policiais de bicicleta chegaram a impedir diversos crimes no comércio”.
Ao contrário da Acial, o gerente de uma loja de calçados na Rua Principal, Jorge Ribeiro, mostrou-se satisfeito com a frequência de atuação dos PMs na região. “Sinceramente não observei esta ausência dos policiais de bicicleta. Estamos satisfeitos com o atual efetivo da PM aqui. Tomara que eles continuem com esta atividade, porque o número de furtos e assaltos no Centro caiu muito”.
PMO capitão da Policia Militar de Lorena, Geraldo Nogueira, declarou que de forma alguma o policiamento no Centro está menos atuante. “O comerciante ou membro da associação que diz que não está havendo o policiamento por bicicleta está equivocado. Além disso, a segurança na região não é só feita através deste tipo de transporte, mas também por carros e motos”. O capitão ressaltou o bom relacionamento com a Acial, mas destacou que cabe, unicamente, a PM definir a estratégia de policiamento no município. “A associação é uma grande parceira nossa, mas a responsabilidade e autonomia para definir como e aonde vai funcionar o efetivo policial é nossa”, enfatizou.