sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cabo Gerson Ritzmann faz parte da equipe do Bike Patrulha da PM desde 2001 - Foto: Fernando Gonçalves
Cabo Gerson Ritzmann faz parte da equipe do Bike Patrulha da PM desde 2001 - Foto: Adriana de Oliveira
Fala galera tudo bem por ai? Final de semana com muitas pedaladas? Bom, nesta semana nós batemos um papo super bacana com Gerson Ritzmann, ele é Cabo da Policia Militar de Santa Catarina e faz parte da Bike Patrulha aqui na cidade de Joinville.
Iniciou na Policia Militar em 1994 na Cavalaria e anos depois recebeu um convite para trabalhar em uma nova modalidade de policiamento que foi a Bike Patrulha. Foi para São Paulo fazer cursos de especialização e no ano de 2001 em Joinville começou a executar mais esse projeto na área de segurança pública.
Esse projeto piloto foi implantado primeiramente no bairro Bucarein com duas duplas trabalhando com a bicicleta para que a comunidade começasse a se adaptar com essa nova modalidade, como foi bem aceito pelos joinvilenses, no mesmo ano foi rapidamente ampliado para 20 policiais ou seja dez duplas.
Gerson conta que o policiamento de bike aproximou a população de bem com policia militar, pois facilitou ainda mais a troca de informações e sua interatividade, quebrou algumas barreiras e de certa forma os tornou mais amigáveis e mais acessíveis.
Conta ainda que principalmente na área central da cidade onde hoje em dia não há mais horários de pico, pois o transito aumentou significativamente no decorrer dos anos, o trabalho policial e a fiscalização feitos pela bike patrulha mostraram crescimento e eficácia principalmente na hora de atender algumas ocorrências em becos ou vielas onde o policial de bicicleta consegue chegar primeiro e atender os anseios da população antes mesmo de uma radio patrulha por exemplo.
Hoje atualmente dez bikes patrulha estão sendo utilizadas na cidade ajudando a fiscalizar e auxiliar a população, massificando ainda mais o policiamento em Joinville.
A partir de agora convido você leitor do blog Liberty Bike e amigo do pedal a acompanhar na íntegra o áudio da entrevista que fizemos com o Cabo Gerson Ritzmann da Policia Militar para conhecermos um pouco mais sobre o trabalho das Bikes Patrulha aqui na cidade de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário