quarta-feira, 18 de junho de 2014

Ciclopatrulha atua nas ruas de Santa Felicidade

principal

As bicicletas da Ciclopatrulha do bairro Santa Felicidade começaram a rodar pelas ruas na tarde desta quarta-feira (18). Esses equipamentos serão utilizados no patrulhamento comunitário na região, em uma ação que permite aproximação maior do Guarda Municipal com a comunidade.
Duas duplas irão circular por aproximadamente  6,5 quilômetros passando pelas Avenidas Manoel Ribas e Toaldo Túlio. Ao todo são oito novas bicicletas devidamente equipadas e preparadas para realizar o patrulhamento no bairro. Os guardas estarão sempre usando as ciclovias e fazendo rondas no bairro em um percurso novo – diferente daquele que a viatura e motocicleta realiza – dando mais mobilidade para a equipe de defesa social.
A entrega das bicicletas foi feita na Rua da Cidadania de Santa Felicidade e contou com a presença da população e comerciantes.
De acordo com o diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, o projeto será monitorado durante um mês para verificar os resultados. “Estamos implantando a Ciclopatrulha  em Santa Felicidade, importante centro gastronômico de Curitiba, que vem recebendo um número maior de turistas neste momento de Copa. A Guarda estará fazendo ronda constante nas proximidades do comércio, proporcionando maior tranquilidade ao turista e à comunidade”, disse Carvalho.
O presidente do Conselho de Segurança do bairro São Braz, Pedro Vidal, gostou da medida. “Ficamos felizes de ser o primeiro bairro a receber mais uma forma de segurança para a comunidade” disse Vidal, que também parabenizou à Prefeitura , Guarda Municipal e Regional Santa Felicidade por atenderem aos pedidos do Conseg.
Após a entrega das bicicletas, os guardas iniciaram a ronda na Avenida Manoel Ribas, apresentando-se aos comerciantes. Higor Stival, proprietário há 19 anos de um loja de brinquedos em um centro comercial, aprovou a iniciativa. “Melhorar e aumentar o efetivo da segurança é sempre bem-vindo. Todos os comerciantes aqui vão aprovar a presença da Ciclopatrulha em Santa Felicidade”  disse Stival, que pediu para seus funcionários anotarem o telefone de chamado da Guarda Municipal, o 153.
Os guardas municipais Nilson Calado e  Marcos Sperka perceberam que a as pessoas ficaram curiosas com a presença das bicicletas. “Mesmo antes de começarmos o trabalho da base de saída, as pessoas já nos olharam com aprovação. Vai ser uma nova forma de proporcionar segurança na cidade” falou o guarda municipal Calado.
A delegada titular de Santa Felicidade, Márcia Marcondes, destacou que Santa Felicidade ganha muito com a Ciclopatrulha. “Aqui é uma localidade em que as pessoas se unem por uma causa, seja qual for. Este projeto é louvável e vai se consolidar com toda certeza” disse.
“Com este modelo de patrulhamento, a Guarda Municipal passa a interagir mais com a população trazendo mais segurança para quem transita na região”, comentou o vereador Mauro Ignácio, autor da emenda que permitiu a compra das bicicletas.
A Ciclopatrulha
As novas bicicletas foram montadas especialmente para a Guarda Municipal e garantem mais conforto e ergonomia para o exercício da função. Elas vieram com novo desenho que identifica na aba lateral o número de chamado da Guarda, o 153, e custaram cada uma R$ 2.200,43.
A Ciclopatrulha funciona em Curitiba desde 2005  e conta hoje com 35 bicicletas distribuídas em sete regionais. Agora serão 43, que irão auxiliar na segurança do cidadão curitibano, principalmente  em parques, praças e na região central da cidade.
O coordenador e instrutor da Ciclopatrulha  da Guarda Municipal de Curitiba, Josoé  Juliano Oliveira, explica que as bicicletas foram montadas com adequação específica para o patrulhamento, obedecendo inclusive especificações determinadas pelo Código Brasileiro de Trânsito – CBT.
“Não se trata de uma bicicleta comum comprada em fábrica ou loja. É uma bicicleta toda montada com acessórios de segurança e de alta resistência para garantir qualidade no patrulhamento”, disse. Josoé Juliano destaca que o quadro da bicicleta é de um fabricante nacional, e peças como selim, guidão, mesa do guidão, sistema BAR e suspensão foram alguns dos itens que qualificam a estrutura desses equipamentos.
Além de acessórios obrigatórios de durabilidade, a bicicleta compõe de um alforje impermeável e bordado com as insígnias da Guarda Municipal, onde terá um kit de primeiros-socorros em caso de necessidade o guarda possa realizar um primeiro atendimento até a chegada de uma ambulância.
A bicicletas foram equipadas com sistema Break Ligth, apresentando sinalizadores dianteiro e traseiro, pintura em jato de areia e devidamente plotada com informações que identificam os equipamentos.
Os guardas atuam com colete à prova de bala, capacete, óculos, luvas, tênis, cinturão com arma, equipamentos não-letais (spray de pimenta e bastão) e algema.
Participaram da entrega da Ciclopatrulha a Administradora da Regional Santa Felicidade, Maria José Ripol Diniz Serenatto; reprensentante da Associação de Comércio e Indústria de Santa Felicidade, Fábio Fran; o delegado Luiz Cláudio da Silva Alves; o capitão Rodolfo Kredens da Polícia Militar, comerciantes e moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário