quarta-feira, 16 de julho de 2014




No período de Período de 07 a 11 de Julho o Comando do 8º Batalhão de Polícia Militar promoveu a 1ª turma de revitalização voltada ao policiamento ciclístico desta unidade.



O treinamento de 40 horas proporcionou aos policiais uma atualização nas áreas de técnica de manutenção, defesa pessoal, policia comunitária, direitos humanos, noções de direito, atualizações do Código Nacional de Trânsito (CTB), técnicas de abordagem e técnicas de ciclismo.






A modalidade de policiamento Bike Patrulha foi instituída em Joinville em 19 de março de 2001, em Santa Catarina, a primeira experiência com policiais ciclistas foi na década de 70, porém, perdeu espaço para as motocicletas. A idéia voltou na década de 90, na cidade de São Bento do Sul.



Em Joinville, o emprego de bicicletas iniciou no 8º BPM no ano 2000, quando três policiais participaram de um curso promovido pela Policia Militar de São Paulo (PMSP) destinado a formação de policiais ciclistas em Bauru (SP).



O patrulhamento de bicicleta promove inúmeros benefícios como eficiência, economia, rapidez, proximidade com a população e ainda melhora o condicionamento físico de seus integrantes.



O 8º BPM conta com um efetivo de 12 policiais nesta modalidade, empregados nos bairros Centro, Bucarein e América.



O policiamento ciclístico é uma realidade em diversos países e surge como uma alternativa em resposta ao grande número de veículo na região central da cidade melhorando o tempo de chegada nos locais de ocorrência.





O Comando do batalhão agradece o empenho dos instrutores e dos participantes que concluíram com êxito todas as etapas deste treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário