terça-feira, 26 de agosto de 2014

Agentes de trânsito atuam de bicicleta nas ruas de Belém

Ações educativas e de segurança terão participação dos agentes. Meta do projeto é sensibilizar e fiscalizar pedestres, condutores e ciclistas.


Agentes de trânsito atuam de bicicleta nas ruas de Belém
Ações educativas terão a participação de agentes de trânsito ciclistas em Belém
Foto: João Gomes/COMUS
Agentes de trânsitos ciclistas começaram a atuar nas ciclovias e ciclofaixas de Belém. No mês de julho, os agentes participaram de ações educativas no distrito Mosqueiro, e agora usarão o novo meio de transporte na capital. A meta do projeto é educar e fiscalizar pedestres, condutores e ciclistas em operações pedagógicas especiais realizadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
“Muitos ciclistas solicitavam que nós entendêssemos melhor as dificuldades que eles enfrentam, principalmente quanto à convivência com os veículos. O agente sobre a bicicleta tem outra visão do trânsito e pode coletar informações quanto às condições da ciclovia e como melhorar essa relação entre ciclistas, pedestres e motoristas, afinal o trânsito é feito por todos”, afirmou o coordenador de fiscalização de trânsito da Semob, Pedro Paulo Oliveira.
Para a superintendente da Semob, Maisa Tobias, os agentes ciclistas estimulam o uso do meio de transporte. “Não adianta investir em infraestrutura se o ser humano não for trabalhado, e por isso criamos esse grupo de agentes para atuar diretamente na orientação dos ciclistas e na mediação da convivência deles com outros meios de transporte”, diz a superintendente.
“Fará uma grande diferença ter agentes públicos utilizando a malha viária destinada aos ciclistas, não só para educar e cobrar respeito da população, como também para observar sinalizações irregulares ou ausentes e solicitar o reparo. Os ciclistas hoje sofrem com falta de respeito dos veículos, principalmente em áreas que fogem da rotina normal dos agentes motorizados”, disse Zalan Lima, cicloativista e membro dos grupos Bike Belém e Bicicletada Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário