terça-feira, 9 de setembro de 2014

Bombeiros partem para desafio ciclístico de 2 mil quilômetros pelo estado de Santa Catarina

Bombeiros partem para desafio ciclístico de 2 mil quilômetros pelo estado de Santa Catarina

Foto: Divulgação
O desafio faz parte da vida do Bombeiro Militar, mas não só durante o exercício profissional - onde conhecimento técnico e capacidade física são colocados à prova a todo o tempo. Alguns vão além e buscam uma boa peleja também para o período em que estão fora do quartel. É o caso da dupla formada pelo 2º Sargento BM Edinelson Manoel da Costa e 3º Sargento BM Jose Carlos Lopes que no próximo dia 15 de setembro se lançam numa aventura sobre duas rodas por Santa Catarina.
Apaixonados pelo ciclismo e com mais de 25 anos de serviços prestados ao CBMSC, ambos decidiram percorrer cerca de dois mil quilômetros de estradas em todas as regiões do Estado no projeto “Bike S3: Sonho, Saúde e Saber”. A ideia é promover a prática de atividade física como forma de preservar a saúde e, paralelamente, divulgar orientações de prevenção a sinistros (acidentes, afogamentos e incêndios) à população.
“Queremos incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte barato, viável e que faz bem para a saúde de quem o utiliza e contribui para a preservação do meio ambiente. Nossa intenção é promover a reflexão sobre tais benefícios, especialmente entre nossos colegas bombeiros e pessoas que vivem a até 20 quilômetros de seus locais de trabalho, que podem facilmente adotar esta iniciativa”, destaca o 2º Sargento BM Manoel, que comemora o apoio da Corporação à iniciativa.
O trajeto do desafio passa pelos quartéis Bombeiro Militar localizados na área de 12 Batalhões de Bombeiro Militar em todas as regiões de Santa Catarina. A rota parte de Florianópolis, cidade onde os militares estão lotados, seguindo pela BR-101 no sentido Norte-Sul até Tubarão, de onde os ciclistas se deslocarão em direção ao Planalto Serrano, Oeste e Extremo-Oeste. De lá, retornam pela BR-470 até o Litoral novamente.
O pernoite em algumas cidades, sem quartéis militares, ainda está indefinido. Para isto, estão preparados com barracas, sacos de dormir e alimentação específica (shakes, barras de cereais, etc) para garantir a energia que o corpo precisa para dar continuidade ao desafio ciclístico no dia seguinte. São cerca de 40 quilos de bagagem entre materiais, equipamentos para o reparo das bicicletas e informativos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) com orientações de segurança.
“Entre uma cidade e outra vamos fazer paradas em escolas de comunidades mais isoladas para a distribuição dos folders do CBMSC. Queremos levar as informações básicas de prevenção a acidentes e incêndios e também aquelas não tão comuns para a comunidade do interior do Estado, que tratam dos cuidados para evitar afogamentos nas praias e locais de água doce”, explica o militar.
A dupla espera percorrer trechos de 40 a 80 quilômetros de distância por dia, passando por mais de 100 municípios (pelo menos 35 quartéis BM) no período de 30 dias em que estarão gozando das merecidas férias do serviço militar. Equipados com máquinas fotográficas e filmadora, eles vão reunir material para a transformação – assim esperam – das peças em um documentário sobre o projeto.
Até o retorno, os ciclistas vão divulgar sempre que possível atualizações sobre o desafio pelo twitter do Bike S3 (AQUI). A saída dos aventureiros, em 15 de setembro, ocorrerá das instalações do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) na Capital.

Investimentos e apoio

Bicicletas: R$ 6 mil (cada)
Materiais e alimentação: R$ 15 mil
Apoiadores: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Bike Alemão (Kobrasol - São José), BikeTech (Itacorubi-Florianópolis) e Banana Brasil (Schreder)
Curta a página do CBMSC no Facebook: https://www.facebook.com/CBMSC
Receba notícias do CBMSC pelo Twitter: twitter.com/C_B_M_S_C
Acompanhe o Comandante-Geral no Twitter: twitter.com/comandocbmsc

Nenhum comentário:

Postar um comentário