sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Guarda Municipal reforça segurança na 
13 de Julho e no Parque da Sementeira


Com a chegada do verão, aqueles que aproveitam a época para intensificar a prática de atividades físicas no Parque da Sementeira, na 13 de Julho e no calçadão da Beira Mar não precisam se preocupar com a segurança, porque a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) reforçou o efetivo nestes locais. Novas equipes do ciclopatrulhamento foram empregadas nos horários de maior circulação de pessoas, atuando de forma preventiva com a finalidade de coibir práticas delituosas.


Um efetivo de quatro guardas municipais (GMs) são responsáveis pelo ciclopatrulhamento na extensão entre a Ponte Godofredo Diniz (Shopping Riomar) até o início do Parque do Cajueiros, das 15 às 21h. No Parque da Sementeira atua uma dupla durante 24 horas, no serviço ordinário, e mais quatro GMs reforçando este efetivo das 15h até o fechamento dos portões, às 21h. De acordo com o coordenador do grupamento, o GM Josefran Santos de Oliveira, a expectativa é reforçar o Calçadão da Treze de Julho no próximo mês de dezembro, com mas uma dupla de guardas.
Segundo o diretor adjunto da GMA, capitão Jonatas Souza, neste período, aliado à proximidade das férias, o fluxo de pessoas aumenta e, por conta disso, o reforço do ciclo é bastante adequado dada as características da modalidade de patrulhamento. "A bicicleta funciona como uma ferramenta de trabalho e garante maior mobilidade e flexibilidade ao agente na intervenção de demandas, especificamente, em espaços com intensa movimentação de pessoas a pé. Estamos estudando a possibilidade de empregar equipes na extensão da Orlinha do Bairro Industrial, que é também um importante ponto de lazer da capital", adiantou.

"As equipes sempre circulam em sentidos opostos e realizam paradas em pontos estratégicos, onde há uma maior probabilidade de ocorrência de atos criminosos como depredação de patrimônio, roubo e furto. A essência do ciclopatrulhamento é atuar na prevenção destes delitos e o contato harmônico com o cidadão contribui bastante para isso, pois os GMs estarão prontos para orientá-los e auxiliá-los quando presenciarem ou forem vítimas de situações como estas", detalhou o GM Josefran.
Reforço aprovado
A população se mostrou satisfeita com a forte presença da GMA nesses espaços. A senhora Maria José dos Santos, que trabalha nas proximidades da Avenida Beira Mar, ao voltar para casa, utiliza todos os dias um ponto de ônibus situado na avenida e se sente mais tranquila. "É muito importante a presença dos guardas aqui, porque já soube de muitas pessoas roubadas nesta área. Recentemente estava aqui no ponto e tinha uma pessoa suspeita próximo a mim, quando notei que os guardas estavam por perto fiquei tranquila. A GMA é muito boa porque está sempre guardando a nossa cidade e as pessoas que vivem aqui", declarou.
Com a chegada da nova estação, a ciclista Débora Costa retomou as pedaladas e percorre o trajeto Beira Mar - 13 de Julho pelos menos três vezes na semana. "Achei excelente esta novidade da GMA, porque com os guardas presentes, principalmente aqui neste trecho da Beira Mar, a gente passa a ter uma sensação maior de segurança. Antes passava por aqui numa velocidade maior, mas agora já posso seguir mais tranquila", confessou.
O senhor Jorge Luís Batista é um frequentador assíduo do Parque da Sementeira e sempre vai ao local com a esposa para praticar atividade física. "Em termos de segurança o parque está muito bom. Sempre estamos vendo os guardas circulando por aqui. Inclusive, a base que eles tem na parte do fundo do parque é bem conveniente, porque é um local mais afastado e necessita de uma segurança maior", apontou.
A satisfação também é demonstrada pelos guardas, como revela o GM Edson Santos ao expor o contentamento em contribuir para o bem estar do cidadão. "Estamos aqui para que os usuários do calçadão e do parque se sintam seguros na sua caminhada. Nós, guardas, estamos para servi-los, principalmente em uma situação de emergência e a nossa presença já inibe atos ilícitos. Essa interação é importante para garantir a prática mais segura da atividade física e para que nosso trabalho obtenha resultados positivos, coibindo a violência no local", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário