sexta-feira, 1 de maio de 2015

Semdes pretende implantar Bike Patrulha 
na Via Costeira


Projeto prevê 10 GMs monitorando a Via Costeira

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Osório Jácome, participou na tarde dessa terça-feira (28) de uma reunião com o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, com o representante dos hotéis situados na Via Costeira, Luiz Sérgio Barreto, e com o comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), João Gilderlan Alves de Sousa, onde foi discutida a implantação da Bike Patrulha com intuito de reforçar a segurança em toda orla da Via Costeira

.



Na oportunidade, foi apresentado o planejamento de uma atuação conjunta do poder público com a iniciativa privada, possibilitando o patrulhamento da região com a utilização de bicicletas elétricas. A ideia é que a rede hoteleira entre com as bicicletas e dez diárias operacionais por dia, enquanto a Prefeitura do Natal, por meio da Semdes, escalaria dez guardas municipais equipados com rádios comunicadores, armamento letal e menos que letal para patrulhar regularmente a localidade.

Durante o encontro foi exibido o modelo de bicicleta elétrica que poderá ser utilizado no patrulhamento da Via Costeira. O representante da empresa mostrou os benefícios do transporte, que conta com sistema integrado de GPS e câmera filmadora acoplada ao capacete de segurança que deve ser utilizado pelos agentes da Guarda Municipal. Os equipamentos de registro de imagens e som inseridos na bicicleta são de alta qualidade e permitem a filmagem de possíveis ocorrências.

Modelo de bicicleta elétrica de patrulhamento foi apresentada na reunião

Segundo o secretário da Semdes, Osório Jácome, a iniciativa vai leva mais segurança para a região turística da capital, na medida em que o sistema de bike patrulha vai poder monitorar cotidianamente toda a extensão da Via Costeira. “Se a parceria for realmente efetivada ganha o cidadão natalense, o turista e o empresariado local, pois a segurança desse corredor hoteleiro será reforçada”, informou.

O comandante da GMN, João Gilderlan Alves, explicou que o efetivo de dez guardas municipais ficará exclusivo para apoiar ações de segurança na área da Via Costeira. “O plano é manter esses agentes atuando em dupla de serviço, patrulhando e realizando ponto base na extensão da via. Acreditamos que com essa atitude os índices de delitos praticados naquele setor vão cair drasticamente”, assegurou.

O representante da rede hoteleira da Via Costeira, Luiz Sérgio Barreto, ficou de levar o projeto para análise do empresariado, que é composto por proprietários de dez hotéis situados na localidade.  Outra reunião deve ser marcada nas próximas semanas para definir os rumos do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário