terça-feira, 5 de maio de 2015

Policiamento da PSP reforçado em duas rodas na cidade-berço


A Polícia de Segurança Pública (PSP) mostrou ontem que está com ‘pedalada’ para um policiamento de maior proximidade em Guimarães, através de equipes que vão patrulhar vários pontos da cidade de bicicleta.
As equipes velocipédicas foram ontem apresentadas e correspondem ao alargamento de uma medida já implementada na cidade de Braga, há dois anos.

O comandante distrital de Braga da PSP, superintendente Manuel Vale, descreve o policiamento de bicicleta como “um meio moderno, ecológico, próximo, que obriga a uma maior interação com os cidadãos e, naturalmente, com o comércio”.
Manuel Vale realça que o objectivo é sempre a diminuição da criminalidade, acreditando que “a visibilidade policial constitui uma forma de evitar a prática do crime”.

O comandante distrital da PSP acrescenta que este tipo de policiamento é mais virado para o centro histórico, adequando a uma cidade que é ‘Patrimônio da Humanidade’.
Para Manuel Vale, este tipo de patrulhamento “responde a uma lacuna que existia neste policiamento de proximidade 

 e e de visibilidade que queremos que seja uma mais-valia e vai sê-lo certamente”.

Outro fator que influenciou a introdução do policiamento de bicicleta prende-se com o fluxo de turistas a Guimarães. “Procura também ser uma resposta para garantir a segurança de quem nos visita para que fiquem com vontade de regressar a Guimarães” justificou o comandante.
Questionado sobre o impacto deste tipo de policiamento na cidade de Braga, o superintendente Manuel Vale garante que “as respostas são muito boas”, anunciando que “é para manter e para alargar quando for possível”, tal como perspectiva para Guimarães, mediante a avaliação que for feita no final deste Verão.

São duas as equipes quatro agentes ao todo  que vão assegurar o policiamento velocipédico na cidade de Guimarães, que vai incidir em três eixos principais: o centro histórico, incluindo a zona comercial do Guimarães Shopping e o terminal rodo- viário, mas também o terminal ferroviário, por serem zonas de concentração de pessoas; o parque desportivo da cidade e o próprio parque da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário