sábado, 24 de outubro de 2015


PMs em bicicletas vão reforçar policiamento na Universidade de Brasília

Sistema começa a funcionar na sexta-feira (23/10). De janeiro a setembro deste ano, furto a veículos aparece entre os crimes mais registrados nos estacionamentos da UnB, com 74 ocorrências
 Tony Winston/Agência Brasília

 Depois do Guará e do Gama, o policiamento ciclístico chega à Universidade de Brasília (UnB) na sexta-feira (23/10). O comandante da Companhia Operacional do 3º Batalhão de Polícia Militar, capitão Jorge da Silva, acredita que esse modelo de vigilância tornará mais ágil o atendimento das ocorrências, o combate a furtos e roubos, e reforçará o enfrentamento da criminalidade nos estacionamentos.
De janeiro a setembro deste ano, furto a veículos aparece entre os crimes mais registrados nos estacionamentos da UnB, com 74 ocorrências. O militar destaca que o novo patrulhamento significará um incremento na atividades de segurança já existentes na instituição. “Continuaremos com os carros, as motocicletas, os cavalos e os policiais a pé”, garante.
A nova modalidade abrangerá toda a instituição de ensino e, nos fins de semana e feriados, quando não há aulas, será deslocada para o Eixo Rodoviário, durante a interdição da via para o Eixão do Lazer, e para o calçadão do fim da Asa Norte. O projeto é uma parceria da corporação com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, da UnB, que investiu R$ 40 mil na compra de 20 bicicletas.

Adaptadas
Elas são adaptadas para diversos terrenos e têm particularidades exigidas pela PMDF, como freios e pneus reforçados, marchas para diferentes inclinações de pista e adesivos refletivos. Criada por professores da universidade, a fundação tem por objetivos promover e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico, a pós-graduação e a pesquisa, entre outros.
Nesta quinta (22), os militares encarregados de fazer a ronda passam por treinamento no campus. A equipe receberá material específico para a função, como capacete, luvas e uniforme adequado para pedalar. Em seguida, percorrerá a universidade, simulando atividades policiais, como abordagens em casos de atitudes suspeitas.

Outros locais
No Gama, o policiamento ciclístico conta com seis bicicletas, e os militares trabalham na área central e na pista de caminhada. Outras seis são usadas no Guará, onde o serviço é prestado prioritariamente nas Quadras QE 38 e QE 40, no Polo de Modas, no Setor de Oficinas e em locais perto de agências bancárias. Com informações da Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário