Prestes a completar 10 anos,um breve histórico da Ciclopatrulha da Guarda Municipal de Curitiba no Patrulhamento
A Guarda Municipal de Curitiba,no dia 13 de Outubro de 2005, anunciava a implementação, naquela data,do primeiro grupo para patrulhamento do estado do Paraná,com ação nos principais parques,jardins e ciclovias por meio de bicicletas. Apesar de não termos um local para esse grupo,e dizermos que aquele projeto ainda não tinha um número de guardas definidos, a medida era vista como útil para coibir o roubo e furto que acontecia naqueles locais, modalidade de crime que mais crescia no município naquele ano.
"Para cada tipo de problema precisamos adotar uma medida ágil para o
combate. Era o nosso principal objetivo, de se controlar essas estatísticas", esse tipo de policiamento (por bicicleta) é
muito eficaz, ainda mais nessa áreas e no seu entorno, onde a extensão de algumas áreas dificultava a
locomoção e, assim, essa atividade nos permitiu chegarmos mais rápido nas ocorrências."
Em muitas ciclovias de Curitiba,contava com a presença da guarda com rondas por
bicicletas. O projeto surgiu para atender os locais mais movimentados da cidade. Desde o início , no entanto, passamos a ser
usados nas principais áreas da cidade,uma experiência bem-sucedida em nossa capital.
Hoje, infelizmente muitos dos guardas municipais já não integram mais esse grupo. Na época a solicitação para entrar nesse grupamento era voluntária. No modelo diferente de outras cidades e países, onde
esse tipo de patrulha existe há mais de 20 anos, o sucesso entre as
corporações é grande. "Os agentes são mais motivados. Nunca faltava
interessados, e posso disser como incentivador da modalidade,
e especialista nessa atividade,que as nessas áreas que trabalhavamos,crimes como o roubo e furto diminuia sensívelmente,na região em comparação aos dados feitos em outros meses. Curitiba naquela época antes da implantação do projeto,bateu o
recorde entre as cidades, com aumento desse tipo de crime.
Podemos dizer que estamos ciente dos problemas da criminalidade e estamos
adotando medidas práticas para gerar resultados. Infelizmente o patrulhamento por
bicicletas ainda depende de aprovação e verba para se restruturar, desde o início sabiamos que haveria muitas dificuldades até o seu sucateamento nos dias de hoje.
Porque várias cidades o patrulhamento tem bons resultados
Há dois anos São Bernardo adotou o patrulhamento por bicicletas na
região central. E a avaliação feita é positiva.
"A presença (das bicicletas) é constante no policiamento
ostensivo e passa impressão maior de segurança à população, além de
atuação mais rápida caso solicitado".
São dez policiais que fazem o patrulhamento sobre duas
rodas nos horários de pico,no centro
comercial da cidade, com circulação diária de cerca de 100 mil pessoas.
"A ideia é que o policial fique mais próximo do cidadão. E um
policiamento mais lento chama mais a atenção dos criminosos. Eles acabam
ficando mais inibidos, mesmo com multidão onde possam se disfarçar".
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