quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Dicas de manutenção da bicicleta

Veja algumas dicas de manutenção para você deixar a bicicleta sempre pronta para o pedal com mais segurança.


Dicas de manutenção da bicicleta
Foto: Divulgação
Pneus
Pneus carecas furam com mais facilidade e deixam sua bicicleta instável. Os ressecados podem se romper. Substitua-os sempre que necessário e calibre-os de acordo com as recomendações do fabricante. Você pode encontrá-las na lateral do pneu.
Rodas
Verifique sempre a centragem dos aros e o estado dos raios. Os cubos devem ser lubrificados periodicamente.
Transmissão
Coroas, catracas, correntes e pedais devem estar sempre lubrificados, mas não exagere para evitar o acúmulo de sujeira e detritos. Use lubrificantes específicos para este fim.
Câmbios
Mantenha os câmbios dianteiro e traseiro regulados para maior precisão na troca de marchas e evitar o desgaste prematuro de peças.
Freios
Tenha sempre os freios bem ajustados e cheque regularmente o estado das sapatas e cabos.
Quadro
Ruídos estranhos podem significar falta de lubrificação ou sujeira. Na pior das hipóteses, pode também haver trincas na estrutura da bicicleta ou problemas junto ao movimento central. Leve-a o mais rápido possível ao mecânico de sua confiança para uma checagem mais detalhada.
Guidão
Mantenha apertados os parafusos junto à mesa, ao guidão e manetes, bem como verifique se há folga na caixa de direção. A perda do controle da bicicleta é extremamente perigosa.
Reparos
Finalmente, se você pedala sozinho ou em grupos organizados, leve sempre um kit básico de sobrevivência para não “ficar na mão”.

Tenha sempre:

- Uma câmara de ar reserva ou “kit remendo”
- Espátulas para retirar o pneu
- Bomba de ar (com ou sem indicador de pressão)
Chaves com medidas e tipos adequados aos componentes da sua bicicleta
- Chave de corrente e elos sobressalentes podem ser muito úteis (principalmente se você é um ciclista que prefere pedalar sozinho)
Trate bem a sua bike e bom pedal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário