segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Guarda Municipal utiliza bicicletas para patrulhamentos estratégicos

Belo Horizonte conta agora com mais uma ferramenta de prevenção e combate à violência e ao vandalismo. A Guarda Municipal criou o Grupo Ronda Bike (GRB), que fará o patrulhamento de pontos estratégicos da cidade com o uso de bicicletas.
1702
As atividades foram iniciadas no dia 15 de janeiro, na orla da Lagoa da Pampulha, primeiro local da cidade a receber o serviço. A opção pela Lagoa da Pampulha se deu por ser um dos principais pontos turísticos de BH e concentrar o maior número de ciclistas da cidade. Durante a cerimônia de oficialização do grupo, realizada na Casa do Baile, na Pampulha, no mesmo dia, o prefeito em exercício, Délio Malheiros, destacou alguns dos benefícios da adoção da bicicleta. “O veículo facilitará o patrulhamento em diversos aspectos, pois é um meio de transporte ágil, barato, não poluente e que deixará o guarda municipal mais próximo do cidadão”, disse.
O comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Prates, informou que a nova modalidade auxiliará de maneira eficiente o trabalho da corporação. “Com o GRB, a Guarda Municipal amplia suas ações operacionais. As bicicletas proporcionam aos guardas mais liberdade de locomoção e, consequentemente, uma cobertura de vigilância mais extensa”, destacou.
O GRB conta com 12 bicicletas do modelo mountain bike aero – alumínio, de 21 marchas, que se adapta a terra e ao asfalto. Os guardas atuarão em duplas em toda a extensão da orla da Lagoa da Pampulha, das 8h às 18h, todos os dias da semana. Os integrantes do GRB são credenciados como agentes de trânsito e participaram de curso de especialização, no qual são abordados temas como direitos humanos, policiamento comunitário, regras de circulação de trânsito e abordagens com bicicleta.
Após a implementação desse projeto-piloto na orla da Lagoa da Pampulha, serão realizados alguns estudos para aperfeiçoar e estender a atuação do grupo em outros pontos da cidade. Segundo a Guarda Municipal, o governo está dando uma atenção especial à questão da mobilidade urbana e da adaptação das vias públicas para a utilização de bicicletas, o que contribui com o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário