terça-feira, 19 de abril de 2016

Polícia Municipal de Paços de Ferreira já faz patrulha em bicicleta

Conseguindo maior mobilidade, economia e benefícios ambientais 

  
Se for pela rua e ver uma Polícia Municipal de bicicleta, não estranhe. Por uma questão de mobilidade, respeito pelo ambiente e de economia, a Polícia Municipal de Paços de Ferreira está agora apta a realizar patrulhas em bicicleta.
A apresentação do projeto foi realizada esta quinta-feira, no Parque Urbano de Paços de Ferreira, mas os elementos já andam nas ruas e a reação das pessoas, dizem, está a ser positiva.

 
Chegar a sítios difíceis é agora mais fácil
Paços de Ferreira é um dos primeiros municípios a adotar esta medida, diz a Câmara Municipal.
E são três os fatores que estiveram na base desta decisão, explicou o vice-presidente da autarquia. “É uma questão ambiental, de mobilidade e de economia. Através da bicicleta conseguem chegar a locais diferentes e conseguem chegar mais rápido. Se fossem de viatura não poderiam chegar ao parque urbano”, dá como exemplo Paulo Sérgio Barbosa.
Para já, o patrulhamento conta com duas bicicletas e estão ligados à iniciativa sete dos 14 polícias municipais do efetivo municipal. “Esperamos aumentar o número de bicicletas em breve”, afirmou o autarca, dizendo que a medida avança a custo zero. “As bicicletas foram oferecidas”, realçou.
Os elementos da Polícia Municipal já andam na rua, com atenção especial aos centros escolares e parques de lazer.
 
Uma Polícia Municipal mais próxima
Maria João Neto e Marco Martins são dois dos efetivos que já usam as duas rodas para fazer o patrulhamento.
“Achei a ideia interessante. Torna-mos uma polícia mais próxima do cidadão. A reação das pessoas é boa. Acham engraçada a iniciativa”, garantiu Maria João Neto.
“Proporciona-nos outro campo de intervenção, com maior área de cobertura. Conseguimos estar mais presentes nos parques e nos centros escolares”, acrescentou Marco Martins.
Quase todos os elementos da Polícia Municipal são praticantes de BTT o que facilitou a adaptação ao novo meio de locomoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário