terça-feira, 19 de abril de 2016

Anjos da Guarda de Coqueiros cuidam do bairro de bike

Pessoal, quem mora ou trabalha no bairro já deve ter visto dois jovens de azul, que andam de bike de um lado para o outro, com a responsabilidade de cuidar para que as pessoas estejam protegidas e em segurança. Pois o bairro de Coqueiros, aqui em Florianópolis, tem os seus anjos da guarda, que estão no bairro, de lá pra cá, em busca de manter a segurança de todos.
Conversamos com o Jeferson e o Fábio, que trabalham na Guarda Municipal de Florianópolis, e são uns dos responsáveis pela segurança de Coqueiros.
Jeferson e Fábio da Guarda Municipal. Foto Viva Coqueiros
Jeferson e Fábio da Guarda Municipal. Foto Viva Coqueiros
Por trabalharem de bicicleta e andarem de um lado para o outro, com paradas na Ponta da Ilhota e no Parque de Coqueiros, eles estão muito próximos das pessoas, e acabam tendo uma relação mais estreita, com bate papo e dicas de segurança.
Esse tipo de profissional da segurança é muito bacana, pois acaba conhecendo os hábitos dos moradores, suas apreensões e sua rotina. Isso só é possível porque estão nas ruas e nas praças, de olhos abertos para manter o bairro mais seguro.
Nós conversamos com o Jeferson Borges, 31 anos, e com o Fabio Mendes, 39 anos, que fazem o patrulhamento de Bicicleta.


Viva Coqueiros: Qual é a rotina de vocês aqui no bairro?
Fazemos patrulhamento no Parque de Coqueiros, Beira mar do Continente, saída das crianças do Colégio Carvalhal, patrulhamento embaixo das Pontes, atendimento de ocorrências da central da Guarda Municipal.
Viva CoqueirosComo é a relação com os moradores? Tem casos bacanas pra relatar, sobre a relação de vocês com a comunidade?
Como trabalhamos de Bicicleta, nossa relação é muito próxima aos moradores, temos vários amigos no Bairro. Poderíamos relatar o caso de um morador que foi caminhar no Parque de Coqueiros e, ao estacionar seu carro, deixou os vidros abertos. A guarnição percebendo isso foi ao seu encontro informando que os vidros do seu veiculo estavam abertos. Ele falou que quando vem no parque é como sua casa ‘’deixa da forma que quer’’….apenas orientamos que a ocasião que faz e que deveria tomar mais cuidado. Alguns já nos conhecem pelo nosso nome, e essa afinidade é muito importante para o bom trabalho e para sabermos também as dificuldades e peculiaridades de cada morador.
Viva CoqueirosO que dá mais satisfação profissional e o que é mais difícil em Coqueiros?
Nosso objetivo é realmente estar próximo da população ouvindo seus anseios de uma forma simples e fazendo Patrulhas preventivas, o trânsito de Coqueiros é a parte mais difícil, pois as pessoas não respeitam as Leis do Código de Trânsito.
Guarda Municipal em Coqueiros Florianopolis
Jeferson e Fábio da Guarda Municipal. Foto Viva Coqueiros
Viva CoqueirosQual é o lugar mais bonito de Coqueiros? E qual o lugar menos seguro?
O Parque de Coqueiros e a Praça da Ilhota são lugares muito agradáveis de se visitar e passear com a família ou com seu bichinho de estimação.
Temos vários pontos que deixam a desejar com relação a segurança dos moradores, um deles é na esquina das ruas Almirante Tamandaré com a principal de Coqueiros, a Avenida  Max de Souza, ali é um local com grande fluxo de veículos e muito movimento de pedestres, principalmente nos horários de entrada e saída do Colégio Almirante Carvalhal, ali já presenciamos alguns acidentes envolvendo alunos do colégio e colisões entre veículos,  um semáforo naquele local seria a forma mais ideal de controlar esses acidentes e a travessia de pedestres ficaria mais segura.
Viva CoqueirosQuais são os conselhos que vocês podem dar para que os moradores consigam se prevenir quanto a segurança?
Regras simples de segurança e atenção são indispensáveis para você não ter surpresas desagradáveis, não deixar objetos amostra no interior do veículo, obedecer as regras de trânsito, estar atento a movimentações de pessoas ou veículos que não são conhecidos na sua rua, se isso acontecer, ligue imediatamente para algum órgão de segurança, como Policia Militar no 190 ou Guarda Municipal no 153 e sempre que possível, converse com um Policial ou Guarda Municipal que esteja de serviço no seu bairro, com isso, o agente da segurança vai ficar sabendo das ocorrências que acontecem na sua região. Saiba que ele esta ali para ajudá-lo naquilo que for preciso.
Viva CoqueirosAs aulas iniciaram ontem. Como será o esquema de vocês para a operação volta às aulas?
Faremos conforme os anos anteriores, a guarnição da Bike turno da tarde faz a saída do colégio Almirante Carvalhal, as guarnições do turno da manhã fazem a entrada, e a Ronda escolar faz patrulhas dentro do Colégio.
Guarda Municipal em Coqueiros Florianópolis
Jeferson e Fábio, da Guarda Municipal. Foto Viva Coqueiros
Viva Coqueiros: Jeferson e Fábio, nossos agradecimentos! Desejamos que o trabalho de vocês seja sempre realizado da melhor maneira possível, próximos aos moradores, e com o bom papo que vocês tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário