segunda-feira, 8 de maio de 2017

Ciclopatrulha começa a fazer rondas na praia da Ponta Negra
Por SEMCOM, 

Ciclopatrulha começa a fazer rondas na praia da Ponta Negra

Ciclopatrulha na Praia da Ponta Negra. / Márcio James / Semcom

Já está em funcionamento no Complexo Turístico Ponta Negra a primeira ciclopatrulha da Polícia Militar, com policiamento ostensivo e rondas feitas em bicicletas pela orla do balneário e vias adjacentes. O policiamento ciclístico terá maior agilidade em certos pontos do local, funcionando inicialmente em dois turnos: das 7h às 13h, e das 17h às 23h.

Ao todo, 20 PMs passaram por um curso de formação e vão se revezar em equipes para cobrir toda a área, aumentando a segurança no espaço, especialmente onde frequentadores praticam atividades físicas diversas. A ronda ostensiva da PM será permanente no complexo.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que gerencia o parque, cedeu espaço na sede administrativa para que a PM guarde e cuide do equipamento. As 10 bicicletas usadas foram doadas pela empresa Caloi. “Foi feito um curso preparatório para os policiais e o segundo-tenente da PM, Roberto Vieira, é o comandante da ciclopatrulha. Esperamos reforçar ainda mais a sensação de segurança de quem usa o parque”, explica o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Claudio Guenka.

Guenka acrescenta que a polícia vai realizar trabalho preventivo para tentar evitar assaltos na área. A iniciativa surgiu da parceria entre PM e Implurb para aumentar a segurança da população na Ponta Negra.
Hoje o patrulhamento na área é realizado na praia, no calçadão e no entorno com um quadriciclo, duas motos, uma viatura e uma viatura de supervisão. Todos com atendimento 24h. O quadriciclo tem acesso direto a areia, com uma dupla de policiais.

A área do bairro da Ponta Negra e do Complexo Turístico da Ponta Negra é atendida pela 19ª Cicom. A linha direta com a PM na área é feita pelos telefones (92) 99392-2456 e 98842-1763.

Fique ligado!

Os frequentadores da Ponta Negra precisam observar horários e regras do balneário que estão disponibilizadas em placas informativas instaladas, desde o calçadão até a praia, e que ajudam no controle e na segurança.

Na praia, além do horário de funcionamento indicado para banho - até às 17h - e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. Diariamente, equipes permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, atuam dando apoio à retirada de banhistas das águas antes de 17h.

É importante respeitar as normas de uso da praia e não ultrapassar o cordão de isolamento, que indica a área de segurança dentro da água. Também é recomendado aos banhistas que evitem entrar na água alcoolizados, diminuindo os riscos de afogamentos e outros acidentes.

Durante a semana, o Corpo de Bombeiros conta, diariamente, com uma equipe de 12 salva-vidas na área da praia distribuídos por todo o perímetro. Nos finais de semana, devido ao aumento do número de usuários, o contingente aumenta para até 30 socorristas, que se revezam em turnos. O Corpo Permanente de segurança e os horários foram estabelecidos num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre Prefeitura, Implurb e Ministério Público do Estado, para a reabertura da praia, em 2013.

A praia está aberta para banho no rio até às 17h. Após esse horário, pelas normas do parque, é proibido entrar na água e não há mais salva-vidas no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário