domingo, 20 de agosto de 2017

Guardas civis finalizam capacitação para atuar na Ciclopatrulha


Após cinco dias de capacitação, 14 guardas civis passaram a integrar a Ciclopatrulha, agrupamento que utiliza a bicicleta como meio de locomoção. Agora, o efetivo conta com 20 homens e mulheres aptos a atuarem na segurança da população, principalmente, nas praças públicas da capital.
Ao longo do treinamento, os guardas aprenderam técnicas de pilotagem, abordagem e deslocamento. Também receberam instruções de como utilizar as pistolas taser (armas de choque), além de produtos químicos, como bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, entre outros, aplicados de acordo com as ocorrências com as quais poderão se deparar.
Para o superintendente da Guarda Civil Municipal, inspetor Murilo Santos, a capacitação destes guardas faz parte dos investimentos que a Prefeitura de Boa Vista tem empregado para melhorar a segurança pública no município. Além disso, a Ciclopatrulha é uma das formas de aproximar os guardas civis da população.
“A prefeitura tem dado muita ênfase à capacitação do guarda civil para que este atue bem na capital. E trabalhar com patrulhamento de bicicleta ou a pé é a melhor forma de colocar o agente de segurança mais próximo da população, aumentando a tranquilidade e a confiança à nossa instituição”.
Murilo destaca também que o patrulhamento pode parecer algo simples, pelo fato de se utilizar bicicletas em vez de carro ou moto, porém a Ciclopatrulha é um agrupamento tão importante como qualquer outro. “Inclusive ao se deparar com uma ocorrência, a ‘Ciclo’ está capacitada para atender e até finalizar, chegando a um distrito policial, uma vez que temos viaturas para este fim”.
Membro da Guarda Civil há poucos meses, Katharine Monteiro se aprofundou na capacitação para também integrar a Ciclopatrulha. Para ela, há um valor muito grande em torno do agrupamento, que representa um reforço à segurança do cidadão.
“Está sendo uma experiência muito boa fazer parte deste agrupamento. Nós aprendemos muitas técnicas defensivas e ofensivas para serem aplicadas nas ocorrências. É uma área bem rica, mas que exige muita responsabilidade, pois nós queremos garantir a segurança da população”.
A GCM
Atualmente, o efetivo da Guarda Civil é de 368 homens e mulheres, dispostos também entre os diversos agrupamentos, como Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Grupo Tático Municipal (Gtam), Ciclopatrulha e Defesa Civil. A instituição dispõe de 27 viaturas, 16 motocicletas, 01 microônibus de monitoramento e 25 bicicletas (para a Ciclopatrulha), 160 coletes à prova de balas, 41 rádios digitais e 50 pistolas taser Spark (menos letais).
Fábio Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário