quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Parcerias para melhorar a segurança pública

Governo estadual e empresários têm firmado convênios para aparelhamento das polícias do RS. Em Passo Fundo, iniciativas entre poder público e privado já funcionam há anos


Durante a manhã , três policiais militares da Bike Patrulha estacionam as bicicletas em frente à Catedral Metropolitana, no centro de Passo Fundo. Na sequência, abordam três veículos: uma motocicleta e dois carros. Eles pedem a identificação dos condutores e verificam a situação de cada um deles. O objetivo da guarnição é o combate à criminalidade na região central da cidade, através de abordagens e também visitas aos estabelecimentos comerciais. A iniciativa não é nova.
A Bike Patrulha foi criada em 2006 e é um exemplo de colaboração de empresários com a segurança pública. Isso porque a guarnição é mantida através de uma parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo com o 3ºRPMon da Brigada Militar. A CDL contribui com todos os equipamentos utilizados pelos 10 policiais que atualmente fazem parte do efetivo da Bike Patrulha. São feitos repasses e manutenção de bicicletas, roupas e telefones celulares.
Conforme Carina Sobiesiak, presidente da CDL, a parceria é vista de forma positiva pelos empresários do município. Ela destaca que o trabalho de abordagens tem sido intensificado nos últimos meses. “O Centro melhorou muito. [Os criminosos] notam que tem segurança. Com a Bike Patrulha se torna mais seguro, sem sombra de dúvidas”, disse ela. Os PMs contam com dois telefones que são utilizados para informar sobre alguma ocorrência ou suspeita. “Temos orgulho do projeto. Deu certo e é exemplo. Contribui muito para a segurança e traz benefícios para o lojista e comunidade em geral.”
Joel Freitas, da Relojoaria Freitas, também é favorável ao apoio empresarial à atividade da Bike Patrulha. “Na nossa avaliação, traz uma segurança muito grande. Procuramos manter uma parceria e o trabalho que eles desempenham diante do comércio, o bom relacionamento e a segurança, é muito bom. Valorizamos o trabalho e gostaríamos que houvesse mais para toda a comunidade. É um programa que deu certo”, disse o empresário.
“É fundamental a proximidade entre empresas e a polícia”
Conforme o comandante do 3ºRPMon da Brigada Militar, tenente-coronel Volnei Ceolin, esse tipo de parceria aproxima empresários, a comunidade da corporação. “É uma parceria que atende as necessidades da Brigada e do comércio. Só faremos uma polícia diferenciada quando tivermos essas parcerias, essa proximidade entre o público e o privado. É fundamental a proximidade entre empresas e a polícia. Só assim conseguiremos aumentar a sensação de segurança”, comentou.
Ceolin explica que a presença da Bike Patrulha ajuda a BM em diversos aspectos no policiamento. Um deles é o trabalho em locais nos quais a presença de viaturas é mais difícil. Além disso, a guarnição aproxima a BM dos empresários, que repassam informações sobre criminosos e ações suspeitas. Isso, conforme o tenente-coronel, ajuda na redução da criminalidade. “A comunidade tem de se aproximar da polícia, valorizar, dar um café, um wi-fi, banheiro. Essa conversa é importante na prevenção. Muitas informações vêm dos comerciantes”, explicou.
A Bike Patrulha não é o único exemplo de ajuda da iniciativa privada aos órgãos de segurança do município. Neste ano, empresários se uniram para reformar veículos da Brigada Militar. Um VW/Fusca utilizado pelo 3º RPMon nos anos 1980 recebeu uma reforma completa e é utilizado em atividades em Passo Fundo. O mesmo deve ocorrer com outro veículo, uma Veraneio utilizada na década de 1970. Volnei Ceolin diz que a BM aceita doações e que empresários interessados em ajudar devem procurar o comando, que avalia se a doação está dentro dos critérios exigidos por um órgão público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário