segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Policiais de bicicleta
Resultado de imagem para ciclopatrulhas


Atléticos, eles têm entre 21 e 25 anos, trabalham de tênis, de bermuda, usam colete a provas de balas, carregam armas - e, pedalando uma bicicleta, são os novos personagens na paisagem paulistana. Não passam, por enquanto, de um pequeno time de dez homens e duas mulheres, mas, em breve, devem ser um batalhão espalhado pela cidade.
Numa experiência que acaba de começar no bairro do Ipiranga, foi lançada a ronda ostensiva de bicicleta da Polícia Militar, apresentada como uma alternativa para facilitar a perseguição aos delinquentes e promover policiamento comunitário.
A idéia de adotar a iniciativa em São Paulo- já existe esse tipo de policiamento em cidades como Bauru- surgiu porque dois criminosos agiam no Ipiranga utilizando bicicletas.
Quando eram perseguidos pelos carros da polícia, os marginais bicicleteiros conseguiam escapar, subindo pelas calçadas ou entrando na contramão. "Se serve para facilitar a vida dos bandidos, por que é que as bicicletas também não poderiam nos ajudar?", pergunta Wilson Santos Silva, comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar.
A Escola de Educação Física da PM treinou os policiais para fazer a ronda de bicicleta, com dicas sobre como abordar, perseguir, descer as rampas e escadas - e até mesmo como usar a bicicleta como arma para barrar os marginais. "Melhorou a ação da polícia", sustenta Wilson, comemorando os resultados iniciais.
Ainda é cedo para avaliar o impacto da ronda sob duas rodas, mas, nos últimos dias, notou-se uma redução nos furtos no bairro. "Ganhamos presença e aprimoramos nosso envolvimento com a comunidade", afirma Wilson.
Perseguida pelas acusações de ineficiência e, neste ano, acossada pela disputa eleitoral, a Secretaria da Segurança Pública informa que, a partir da experiência do Ipiranga, pretende implantar mais policiais de bicicletas nos bairros planos da cidade.
Por causa da aposta sobre a eficiência da ronda sob duas rodas, a paisagem paulistana, já conturbada pelos ziguezagues de motocicletas, vai receber mais centenas de motoqueiros. O governador liberou recursos para treinar centenas de policiais que farão vigilância nas motos, conectados aos carros da polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário