quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Polícia Municipal de Lisboa patrulha ciclovias, e não só e bicicleta

O objetivo é fiscalizar sobretudo o “utilizador vulnerável”. Não sabe o que é? Nós explicamos.

É uma forma rápida de patrulhamento, com maior acessibilidade e facilidade em chegar a alguns locais e até mais ecológica. Se os lisboetas utilizam cada vez mais bicicletas, que melhor forma de patrulhar as ciclovias e até as ruas da cidade do que com bicicletas?
Através de uma parceria com o GIRA – Bicicletas de Lisboa/EMEL, a Polícia Municipal tem, desde fevereiro, equipas de agentes nas ruas da capital em cima de duas rodas. Mesmo sem o tempo a ajudar, há por enquanto seis elementos que andam a percorrer a cidade e toda a cidade, não só as ciclovias  em bicicletas da rede GIRA. 
Segundo fonte do gabinete de mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa à NiT, as patrulhas da Polícia Municipal em bicicletas vão fiscalizar o cumprimento do Código da Estrada. Sobretudo em relação às alterações de 2016, que prevêem o reforço do estatuto do ciclista e do utilizador de bicicleta, com a introdução do conceito do “utilizador vulnerável”.
Este conceito significa que, para proteger ciclistas, foram feitas alterações que impõem a obrigatoriedade dos condutores de carros em certificarem-se de que “na ultrapassagem de bicicletas ou à passagem dos que circulem ou se encontrem na berma”, guardam “a distância lateral mínima de 1,5 metros e abrandam a velocidade”.
Só que muitas pessoas não conhecem a lei e muitas vezes, frisa a câmara, nada disto é cumprido. Surge assim a necessidade de “um cuidado adicional e especial em relação a estes utilizadores vulneráveis por parte dos condutores de veículos a motor”, e que a Polícia Municipal pretende agora fiscalizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário