quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Patos ganha o reforço policial da ‘ciclopatrulha’ nas ruas da cidade

PATRULHA

O 3° Batalhão de Polícia Militar, sede em Patos, lançou na tarde da segunda-feira,a Ciclopatrulha, que são militares que realizam patrulhamento na cidade em bicicletas.
O grupo é composto de nove policias militares que irão trabalhar nos finais das tardes nos locais de concentração de caminhadas como o Canal do Frango, Alça Sudeste e Rua Elias Asfora, bem como na malha comercial, em períodos festivos e apoiando as Rádios Patrulhas.
O Sargento Marcílio, responsável pela Ciclopatrulha, informou que cada um dos locais estabelecidos será disponibilizado um trio e nos períodos festivos contarão com os noves ciclopatrulheiros.
Já o comandante do 3°BPM, Major Douglas, afirmou que a implantação do serviço vem agregar mais policiais em via pública.
“Essa modalidade de policiamento está vindo para agregar à cidade de Patos mais policiais em via pública, ostensividade para dá apoio às pessoas que fazem caminhada, exercício físico em algumas rodovias a exemplo da Alça, Canal do Frango, Terreiro do Forró. Então, são policiais que vão trabalhar de forma voluntária pra, justamente, dá apoio a essas pessoas, fazer o policiamento ostensivo e evitar alguns atos infracionais que por ventura venham ocorrer”, explicou.
A Ciclopatrulha dará reforço aos sábados no comércio local e em grandes eventos públicos e vai contar ainda com o apoio de um enfermeiro e de um educador físico.
O Capitão Leonides, comandante 4ª Cptran, garantiu que a modalidade de policiamento implantada nesta tarde trará benefícios à população e ao policial uma vez que ele estará realizando um exercício de condicionamento, além de ter mais proximidade com a população.
“Ele também será espelho, exemplo para todos os ciclistas da cidade, pois, na realidade, o Código de Trânsito estabelece que a bicicleta é um veículo, então, isso pressupõe que sendo veículo logicamente tem que obedecer as regras de circulação”, disse.
Ainda de acordo com o comandante da 4ª Cptran, o ciclista deverá respeitar a direção de trânsito, não pode andar na contramão; andar do lado direito; quando em grupos, andar em fileiras (fila indiana); respeitar os sinais luminosos (semáforo).
O Major Douglas destacou que a ciclopatrulha poderá ser extensiva às companhias do 3° BPM, porém, a falta de efetivo impede que seja implantada de imediato.
A solenidade contou com a presença do Padre Adailton, que deu uma bênção, do Inspetor M.Silva (PRF), do Tenente Amorim (CPU) e do Cabo Magalhães (enfermeiro).
Patos Verdade – Acilene Candeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário