terça-feira, 13 de novembro de 2018

Policiamento com bicicletas inicia em dezembro para complementar ações preventivas da BM

Resultado de imagem para ciclopatrulha

Sem reduzir o número do efetivo e nem a atuação com viaturas, a Brigada Militar de Santa Cruz implanta, a partir de dezembro, o policiamento com bicicletas na cidade. O objetivo, segundo o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Giovani Paim Moresco, é facilitar a prevenção de crimes em locais com grande aglomeração de pessoas, onde viaturas não possuem acessos.
O reforço iniciará juntamente com a Operação Papai Noel, para garantir ainda mais segurança no movimento de final de ano. O policiamento será implantado em praças, área central, bairros próximos e pontos turísticos, como o Parque da Gruta, o Parque da Cruz e o Lago Dourado. Conforme o comandante Moresco, é preciso estar cada vez mais perto da comunidade. “Imaginem a Praça Getúlio Vargas em época de Feira do Livro. É impossível estar no local com uma viatura. A bicicleta nos proporciona versatilidade”, destaca.
Para que o trabalho seja efetuado com sucesso, um treinamento especial será realizado a partir da próxima semana. “Vamos aproveitar a formatura da turma de policiais do curso de Rio Pardo, para que possamos implementar o serviço, sem prejudicar os já existentes”, explica. Serão quatro policiais que vão agir em duplas. A ideia, de acordo com Moresco, é sempre utilizar os mesmos profissionais que, desde o treinamento, passarão a ter um ensino especializado, como o dos militares responsáveis pela Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam). O treinamento fará o nivelamento de conhecimentos, a adaptação ao veículo, o ensino da defesa pessoal com o uso da bicicleta e a disciplina intelectual e física para a atividade. “Serão policiais que se voluntariarem para a ação e que gostem da oportunidade”, diz.
Uma ação preventiva
O uso de bicicletas no meio do público, segundo o comandante Moresco, aproxima o policial do cidadão e também beneficia o meio ambiente. Porém, ele destaca que isso não significa redução do número de policiais e viaturas aptas para agir em situações de enfrentamento, como perseguições. “O policial que estará entre o público visualizará melhor a situação e terá equipamento para acionar reforço e viaturas no mesmo momento. Além disso, em casos de policiamento no Bairro Universitário, onde ocorrem diversos furtos onde os criminosos estão de bicicleta, o policial poderá enfrentá-lo, na igualdade, sem retirar uma viatura de outro local”, exemplifica.
Operação Papai Noel e Paz Interior
Ao mesmo tempo em que a comunidade recebe o reforço do policiamento com bicicletas, o último mês de 2018 também ganhará a Operação Papai Noel, que visa garantir mais segurança para o consumidor e comerciante. Conforme o comandante Moresco, a ideia central será trabalhar no eixo bairro – centro, fazendo a segurança de quem vai ao comércio com dinheiro na carteira e de quem volta para casa com produtos de valor. “Queremos proteger a área comercial e também as pessoas que vão comprar os presentes de final de ano”, resume.
Outra ação destacada pelo comandante Moresco é a Operação Paz Interior, que já ocorre no município, e que está sendo intensificada cada dia mais. Segundo ele, o objetivo principal é coibir ações contra estabelecimentos bancários. Com o auxílio do 2º Batalhão de Operações Especial (BOE) de Santa Maria e do 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Passo Fundo, Santa Cruz passou a ter a vigília do Batalhão de Aviação. A utilização de um helicóptero oportuniza que os policiais tenham uma visão aérea do município e que possam, além de agir com rapidez em situações extremas, amendrontar os criminosos com a visão de uma polícia no céu da cidade. "Mesmo quando não há ocorrências, além da prevenção, temos o treinamento do piloto que precisa, cada vez mais, conhecer o mapa da cidade e saber onde estão as vias vicinais e qual a melhor maneira de agir caso necessário", comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário