terça-feira, 2 de outubro de 2012


Diadema terá PMs de bicicleta no Centro



Diadema terá PMs de bicicleta no Centro
A Polícia Militar de Diadema anunciou que implementará, neste mês, batalhão para patrulhamento da região central da cidade por meio de bicicletas. Apesar do coronel Reinaldo Zycham de Moraes, comandante local da corporação, dizer que o projeto ainda não tem número de policiais definidos, a medida é vista como útil para coibir o roubo e furto de veículos, modalidade de crime que mais cresceu no município no ano.
"Para cada tipo de problema precisamos adotar uma medida ágil para o combate. E nosso principal objetivo é controlar essas estatísticas", disse Zycham. "Esse tipo de policiamento (por bicicleta) é muito eficaz, ainda mais no Centro, onde o trânsito dificulta a locomoção e, assim, permite chegarmos mais rápido nas ocorrências."
No Grande ABC, apenas São Bernardo conta com o batalhão de rondas por bicicletas (leia na reportagem ao lado). O projeto surgiu em meados dos anos 1990, em praias paulistas movimentadas. Desde o início de 2000, no entanto, passou a ser usado nas principais cidades do Estado após experiência bem-sucedida na Capital.
Hoje, os policiais que integram o batalhão por bicicletas passam por curso específico. A solicitação para entrar é voluntária. Nos EUA, onde esse tipo de patrulha existe há mais de 20 anos, o sucesso entre a corporação é grande. "Os agentes são mais motivados. Nunca faltam interessados", disse o ex-coronel José Vicente da Silva Filho, especialista em Segurança pública.
Segundo as estatísticas criminais de agosto divulgadas pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), o roubo e furto de veículos cresceram 14,3% na região em comparação ao mesmo mês em 2011. Diadema bateu o recorde entre as cidades, com aumento de 76,7%. Desde o início do ano, esse tipo de crime só vem aumentando.
Segundo Zycham, a Polícia Militar está ciente do problema e vem adotando medidas práticas para gerar resultados. Se o patrulhamento por bicicletas ainda depende de aprovação e verba do comando geral da corporação, desde o início do mês já está em curso operações conjuntas com batalhões de bairros da Capital que fazem divisa com a cidade.
"A ideia é acompanhar esse roubo ou furto até o seu destino, seja na Capital ou mesmo aqui", disse o coronel. O programa de Vizinhança Solidária também será apresentados a mais bairros e queremos ampliá-lo.
Em São Bernardo, patrulhamento tem bons resultados
Há dois anos São Bernardo adotou o patrulhamento por bicicletas na região central. E a avaliação feita pelo coronel José Belantoni Filho, comandante interino da Polícia Militar no Grande ABC, é positivo.
"A presença (das bicicletas) é constante no policiamento ostensivo e passa impressão maior de segurança à população, além de atuação mais rápida caso solicitado", disse.
São dez policiais militares que fazem o patrulhamento sobre duas rodas nos horários de pico na Rua Marechal Deodoro, tradicional centro comercial da cidade, com circulação diária de cerca de 100 mil pessoas.
"A ideia é que o policial fique mais próximo do cidadão. E um policiamento mais lento chama mais a atenção dos criminosos. Eles acabam ficando mais inibidos, mesmo com multidão onde possam se disfarçar", disse o especialista, José Vicente da Silva Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário