terça-feira, 6 de novembro de 2012


Itabuna: População homenageia policias montados em bicicletas por serviços prestados


Várias polícias militares e guardas municipais brasileiras possuem bicicletas como recurso na implementação do seu serviço ostensivo. Não é uma originalidade nacional, já que outros países possuem o policiamento ciclístico em suas corporações policiais, muitos deles de modo mais amplo e com uma adesão mais intensa. Na Holanda, por exemplo, não é difícil observar a priorização das bicicletas pela polícia, já que no país. há duas vezes mais bicicletas que carro.  

O policiamento ciclístico tem vantagens e desvantagens em relação ao policiamento motorizado e ao policiamento a pé. Se estivermos falando de policiamento de proximidade, no qual o contato do policial com os demais cidadãos torna-se central, a bicicleta é um meio de transporte interessantíssimo para a materialização deste objetivo. O cidadão se sentirá menos constrangido em interpelar um policial em bicicleta do que numa viatura quatro rodas
Por isso, o policiamento ciclístico é indicado para locais onde se pretende prevenir pequenos delitos, como furtos, roubos e o tráfico de drogas descentralizado dos campos minados dominados por quadrilhas armadas. Praças, orlas marítimas, pequenas comunidades e centros comerciais são exemplos de locais adequados para o emprego de policiais em bicicletas.

Bom lembrar que não se deixa de ser policial por estar numa bicicleta, sendo necessário sempre acatar as normas de segurança e os princípios técnicos necessários para o desempenho do serviço.

Moradores do bairro de Fátima e adjacências procuraram a redação do site folhagrapiuna.com, para destacar e parabenizar o excelente trabalho dos policias militares em bicicletas que temos nessa região (P.O Ciclístico da 4ª Cia), não que esses sejam mais importantes que os demais, más,  são pro fissionais do mais alto nível, sempre prontos a servir e proteger a nossa comunidade onde tem tido uma relativa diminuição nos furtos e roubos e trafico de drogas praticadas nessa região, principalmente em torno das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário