segunda-feira, 24 de junho de 2013


Sargento Abel Seroiska explica que policiais militares estão passando por curso específico para suas atribuições
Fotos Amarildo Forte

PM já usa bicicletas para policiamento  

 Entre as vantagens do policiamento com bikes está a cobertura total das ruas do centro em curto espaço.


Jaraguá do Sul -  A Polícia Militar (PM) iniciou essa semana curso para preparo de nove policiais que utilizarão bicicletas no policiamento das ruas centrais da cidade. Ontem, policiais da equipe serviram de batedores, acompanhando passeio ciclístico organizado pelo Colégio Nova Era. A mesma iniciativa será feita hoje, quando os policiais também trabalharão junto do passeio ciclístico organizado pela Casa da Oração, às 14 horas. Até o final do ano, o 14º BPM terá mais 15 soldados novos que também poderão ser treinados para o policiamento de bicicleta.
O sargento Abel Seroiska destaca que entre as vantagens do policiamento feito com auxílio de bicicletas está a cobertura total das ruas do centro da cidade por muito mais vezes e em curto espaço de tempo, além da facilidade de ações na ciclovia. Em Joinville, onde o policiamento com bike é feito há dois anos, 70% das ocorrências são atendidas por policiais que usam esse meio de transporte. No total existem 27 PMs atuando nessa modalidade.
No curso que iniciou na segunda-feira passada e finaliza na próxima sexta, os nove policiais receberam noções sobre atuação nas ruas. Inclui aí o policiamento preventivo na advertência dos ciclistas sobre o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como não andar na contramão, nas calçadas e passar no sinal vermelho, já que a bicicleta é considerada veículo e, portanto, o condutor deve respeitar o fluxo e a sinalização.
A PM adquiriu 16 bicicletas que, junto com os equipamentos e o uniforme dos soldados, custam R$ 1.890,00. As bicicletas são da marca Calói modelo elite, com 21 marchas, o diferencial é que elas são equipadas com sinalização traseira e dianteira, velocímetro, campainha, barhand (suporte para apoio das mãos no guidom), porta-tonfa (cacetete), porta-garrafa para água e recipiente no bagageiro utilizado para levar bloco de multas, canetas e acessórios.
Os policiais ciclistas trabalharão vestindo bermuda, tênis preto, camisa-pólo, luvas para ciclismo, capacetes e cinturão, onde levam arma e rádio comunicador. A princípio, os horários de trabalho serão divididos em dois turnos do dia, com média de 40 a 50 quilômetros rodados, podendo parar durante 10 minutos a cada 15 quilômetros pedalados. Depois da aplicação do novo patrulhamento no centro, a PM deve utilizar a bicicleta nos bairros, mas preferencialmente naqueles planos, onde não existem muitos aclives.

Nenhum comentário:

Postar um comentário