terça-feira, 10 de setembro de 2013

Policiamento em bicicletas na orla de Macapá tem aprovação de frequentadores




Rondas ostensivas feitas policiais militares e guardas municipais por toda a extensão da orla de Macapá, tem agradado os frequentadores do local










Denominada de Policiamento Ciclo Comunitário, as rondas ostensivas feitas em bicicletas por policiais militares e Guardas Municipais, por toda a extensão da orla da cidade de Macapá, tem agradado os frequentadores do local, principalmente àqueles que praticam caminhadas pelo Araxá e as redondezas do Parque do Forte.Desde que foi ativado, no último dia 31, o Policiamento Ciclo Comunitário, embora não tenha ainda conseguido reduzir o número de crimes, sobretudo o de roubos, tem dado uma resposta mais ágil as pessoas. "Com as bicicletas fica muito mais fácil o deslocamento dos agentes de segurança e com isso, aumenta mais a chance de alcançar e prender o delinquente", disse o comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Aclemildo Barbosa. Para ele, esse tipo de policiamento é uma forma da PM atender com mais eficiência as necessidades da comunidade, especialmente e moradores, comerciantes e de pessoas que frequentam eventualmente a orla, reforçando o policiamento das viaturas que já acontece no local.
Como funciona a primeira turma de policiais que compõe o efetivo, e que está apta a colocar em prática a modalidade do Policiamento Ciclo Comunitário, é de 24 homens. Sendo 12 policiais militares que atuam na manutenção da ordem pública e preservação de delitos como furtos e roubos, e 12 Guardas Municipais que atuam na preservação dos logradouros públicos.
Eles participaram de um curso que teve duração de uma semana, onde receberam instruções a respeito de normas de segurança, técnicas de abordagem, polícia comunitária, além de orientações com fisioterapeuta sobre a forma correta de utilizar a bicicleta. O policiamento ciclístico possui características diferenciadas em relação a outras modalidades de policiamento, principalmente por permitir maior mobilidade em relação ao policiamento a pé, e maior proximidade com a comunidade em relação ao policiamento motorizado.
É indicado para locais onde se pretende prevenir delitos como furtos e roubos. Praças, pequenas comunidades e centros comerciais são exemplos de locais adequados para o emprego de policiais em bicicletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário