sábado, 26 de outubro de 2013

Homens, Meninos e Bicicletas





Quando a gente se envolve demais com algo, começa a refletir e os porquês aparecem um atrás do outro. É como estar redescobrindo a vida. A vida é assim! Aprende-se algo, depois se questiona situações banais do cotidiano, como tarefas da rotina. Até que o momento da indignação possibilita um encontro com a bicicleta.
No assunto bicicleta, sustentabilidade, e todo o tipo de pauta relacionada, percebemos que os limites de cada vantagem e desvantagem começam a determinar o padrão em que nos encaixaremos. Neste momento determinamos como queremos viver.
Podemos mudar de vida, mas se esta nova opção possuir evidências que nos deixam descontentes, logo passaremos a ver a ideia como uma solução não satisfatória. E deste ponto em diante, mudaremos. É a vivência do experimentar, vamos até um ponto, e descobrimos que devemos retornar, ou seguir adiante. Tenho visto alguns ciclistas, de todas as idades, mudando de hábito de vida. Homens de negócios trocaram seus carros modernos por carros mais simples e por bicicletas, fugindo assim das consequências da vida anterior. A vida custa menos, e é preciso ganhar menos... A vida fica mais fácil! No lugar de dez horas de trabalho diário, necessitam agora de duas horas menos a cada dia. Com isto, novamente os dados são lançados e novos acontecimentos surgem, completamente diferentes.
Alguns seguem os instintos, outros buscam sugestão do meio. Em tempos modernos, e com o avançar da idade, os homens se perguntam sobre a vida. Alguns mudam, outros não... Alguns apenas esperam pelo fim. E não estamos falando de pessoas sem capacidade intelectual, estamos falando de homens de negócios, bem-sucedidos financeiramente! Ontem, quando chegava a um cruzamento, vi um cliente que mudou radicalmente de vida. Já com seus 55 anos, aproximadamente, trocou o carro, que se me lembro bem custava bem mais que cinco carros populares, por uma bicicleta.
A bicicleta conheço bem, deve ter custado uns R$2.000,00, boa qualidade, grupo mediano da Shimano, suspensão simples. Muito menos que muitas bikes que vemos em Audax e nos passeios. E ali fiquei a me perguntar sobre o que se passa na cabeça de um vivente destes para mudar radicalmente de vida. Mesmo tendo dinheiro, o cidadão acabou trocando o luxo pela simplicidade... O que ele ganhou com isto?

                                                                          


Leiza, no Uruguai.
Talvez seja como o amigo Raul tenha me dito: "menos é mais!", justificando que a simplicidade traz diversas sensações de paz, de serenidade. Talvez alguns homens se tornem meninos novamente, e descubram que se trata de um processo cíclico... O homem começa na bike e termina da bike. Talvez não seja nada disto, mas as tendências demonstram que devemos nos perguntar se estamos no caminho certo.
As ruas estão entupidas de carros, a poluição é nítida no cotidiano, as pessoas estão morrendo de problemas banais, homens tiram a vida de outros homens para tomar um carro... O que fazer em tempos onde um celular vale mais que a vida alheia? Talvez a simplicidade seja a resposta de tudo. Sobre homens e meninos, bicicletas divertem a ambos!

Fonte: Revista Bicicleta, edição 10/01
Autor: Roberto Furtado
Título Original: Sobre Homens, Meninos e Bicicletas

Nenhum comentário:

Postar um comentário