quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Agentes ciclistas em Belém realizam operação de educação no trânsito








  • Agentes vão atuar na orientação de pedestres e ciclistas


Na manhã da segunda-feira, 04, a paisagem de Belém ganhou novo personagem. Trata-se do agente de trânsito ciclista, uma figura que passou a atuar nas ciclovias e ciclofaixas de Belém. Logo cedo, às 7h da manhã, sete deles partiram do canteiro central do cruzamento das avenidas Almirante Barroso com Júlio César para dar início às ações do grupo, mostrando o novo meio de transportes que será usado pelos agentes principalmente para ações de educação e de segurança no trânsito.
“O agente de trânsito ciclista é uma inovação que estamos implementando. A meta do projeto é educar e fiscalizar pedestres, condutores e ciclistas em operações pedagógicas especiais realizadas pela SeMOB”, explica o coordenador de fiscalização de trânsito da SeMOB, Pedro Paulo Oliveira.
Se o uso da bicicleta como meio de transporte vem crescendo, a necessidade de dar mais apoio aos ciclistas no trânsito também aumenta, e ter um agente sobre duas rodas é mais um estímulo ao uso do meio de transporte. “Em Belém se usa bastante bicicleta, mas havia carência de investimentos na área, algo que priorizamos nessa gestão. A ativação das ciclofaixas da Mundurucus e da José Bonifácio, que agora serão interligadas à avenida João Paulo II, e a licitação para a ciclovia da Duque de Caxias, que será lançada em breve, são exemplos de que esta malha cicloviária está crescendo e nosso objetivo é chegar a 100 km de ciclovias e ciclofaixas. Mas não adianta investir em infraestrutura se o ser humano não for trabalhado, e por isso criamos esse grupo de agentes para atuar diretamente na orientação dos ciclistas e na mediação da convivência deles com outros meios de transporte”, diz Maisa Tobias.
Para Zalan Lima, cicloativista e membro dos grupos Bike Belém e Bicicletada Belém, ter agentes de trânsito vivenciando o dia a dia dos ciclistas, faz com que eles mesmos prestem mais atenção às infrações contra esta categoria e mostra para os motoristas a importância que a bicicleta tem no trânsito. “Fará uma grande diferença ter agentes públicos utilizando a malha viária destinada aos ciclistas, não só para educar e cobrar respeito da população, como também para observar sinalizações irregulares ou ausentes e solicitar o reparo. Os ciclistas hoje sofrem com falta de respeito dos veículos, principalmente em áreas que fogem da rotina normal dos agentes motorizados. Acredito que esta novidade trará melhorias em novas áreas hoje não cobertas”, projeta o ciclista. 
“Muitos ciclistas solicitavam que nós entendêssemos melhor as dificuldades que eles enfrentam, principalmente quanto à convivência com os veículos. O agente sobre a bicicleta tem outra visão do trânsito e pode coletar informações quanto às condições da ciclovia e como melhorar essa relação entre ciclistas, pedestres e motoristas, afinal o trânsito é feito por todos”, frisa Pedro Paulo Oliveira, coordenador de Operações de Trânsito da SeMOB. “O maior desafio é trazer para a opinião da sociedade que o ciclista é um cidadão que tem o direito de circular de forma saudável e segura e é muito bem-vindo no espaço público”, completa Maisa.
De dentro para fora
Durante o veraneio, os agentes ciclistas participaram de ações educativas em Mosqueiro, circulando pela avenida Beira Mar. Lá, a bicicleta também os ajudou a ter mais agilidade no congestionado trânsito da ilha nesta época do ano, permitindo que chegassem de forma mais rápida e ágil aos locais de ocorrência de acidente e engarrafamentos, garantindo uma maior fluidez.
Com um viés mais educativo, os agentes também circularam pela ilha distribuindo kits preparados pela equipe de Educação da Semob e foram bem recebidos pela população. Muitas pessoas posaram para fotos com os agentes nas “bikes”, aprovando a iniciativa da SeMOB que teve grande repercussão nas redes sociais.
A continuidade do trabalho se dará com os agentes ciclistas fiscalizando as ciclovias e ciclofaixas de Belém e, em especial, transitarão na ciclovia do BRT, fazendo uma atuação itinerante de evacuação da pista exclusiva dos ônibus expressos, orientando a população de que atravesse apenas na faixa de pedestres e de que ciclistas se mantenham na via a eles destinada, visando, assim, evitar acidentes na área. “Eles ganharão em mobilidade, porque a bicicleta facilita o deslocamento e estarão bem mais próximos de pedestres e ciclistas. Com o agente ciclista trazemos a fiscalização para dentro das ciclofaixas e ciclovias. O olhar passa a ser de dentro para fora, e não o contrário”, completa Maisa Tobias, Superintendente da SeMOB.
Texto: Nathalia Petta
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário