terça-feira, 12 de agosto de 2014

Fiscalização a infrações será feita também em bicicletas na cidade de São Paulo. Foto: Priscila Cruz
Fiscalização a infrações será feita também em bicicletas na cidade de São Paulo. Foto: Priscila Cruz
Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), conhecidos popularmente como marronzinhos, passarão a realizar seu trabalho de fiscalização nas ruas também em bicicletas. “Em vez de andar [apenas] de carro, a pé ou de moto, também você faz de bicicleta”, revelou o secretário de Transportes da cidade, Jilmar Tatto. A informação foi confirmada por Antonio Carlos Gambarini, Gerente de Relacionamento do órgão de trânsito, como você pode acompanhar no vídeo de Rachel Schein.
Os agentes de trânsito utilizarão não somente as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas da cidade, mas também as ruas onde não há infraestrutura específica. A medida é importantíssima, por legitimar o uso da bicicleta em deslocamentos, colaborando com um entendimento mais amplo da população sobre seu direito de circulação nas vias, como veículo reconhecido pelo Código de Trânsito. Colocar o agente de trânsito no papel de ciclista também tem grande importância no sentido de que a Companhia passará a compreender com clareza cada vez maior as situações pelas quais passam os ciclistas da cidade.
O órgão também incentivará que seus funcionários circulem pelo centro da cidade em bicicleta, ao se deslocar entre os diferentes centros administrativos. Ainda não há data prevista para o início dessa operação, embora a bicicleta já seja utilizada para fiscalizar a Zona Azul em algumas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário