segunda-feira, 18 de agosto de 2014

POLICIAMENTO CICLÍSTICO SE DESTACA NOS PARQUES E ÁREAS COMERCIAIS DA 9ª CIPM

phpX7WtxG
A modalidade de policiamento denominada Policiamento Ciclístico foi implementada na área da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar no dia 30.01.2014 pelo Capitão Allan Pereira Cardoso, Comandante da unidade, cujo principal objetivo é o de intensificar o policiamento ostensivo e sobretudo, elevar a presença física dos policiais militares nos parques e nas áreas comerciais, onde o fluxo de pessoas é maior.
O policiamento Ostensivo em bicicletas já existem em outras polícias militares do Brasil e em alguns países, a modalidade ciclística de policiamento tem uma aplicação ainda mais ampla. Na Holanda, por exemplo, o policiamento ciclístico é uma prioridade, tendo em vista que naquele país, existem muito mais bicicletas do que carros. Na área da 9ª CIPM, o policiamento de bicicleta dá ao policial mais agilidade nos deslocamentos e maior flexibilidade nas ações e ainda conservará a característica básica da modalidade do policiamento ostensivo a pé, que é a proximidade com o cidadão e a capacidade de locomoção em lugares onde o policiamento motorizado não consegue atender.
Essa modalidade de policiamento é indicado para locais onde pretende-se prevenir pequenos delitos, como furtos e roubos, bem como, em áreas de lazer e esporte onde o grande número de adeptos e praticantes são alvos constantes de delinquentes contumazes, sendo inclusive empregado na festa do Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade-GO, onde as equipes do Policiamento Ciclístico garantiram a segurança dos fieis durante todo o trajeto da rodovia dos romeiros.
Dessa forma, o Policiamento ciclístico se destaca por apresentar bons resultados, tendo reduzido significativamente os indicies criminais nos locais de atuação, sendo inclusive bastante elogiado pela comunidade local. Contando, inclusive, com parceiros como o Ministério Público do Trabalho que fez a doação de 10 (dez) bicicletas novas.
Fonte: 9ª CIPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário