sexta-feira, 8 de maio de 2015

Bicicletas no combate à criminalidade

Policiamento ciclístico faz a ronda na região, visando à redução de furtos e roubos
 

Equipe faz ronda no parque Campininha das Flores, onde costumam ocorrer furtos aos transeuntes  (Fabio Lima)
Equipe faz ronda no parque Campininha das Flores, onde costumam ocorrer furtos aos transeuntes (Fabio Lima)











A região de Campinas conta, a partir de agora, com policiamento ciclístico. Reclamações de furtos e roubos foram as principais causas para a implantação do sistema de ronda sobre duas rodas. Major Heloísa, responsável pelo policiamento na região destaca que dois traficantes já foram presos nos dois primeiros dias de atuação das equipes e isso mostra, segundo ela, a efetividade do modelo.
Na noite de ontem, um casal foi preso na Avenida Bernardo Sayão suspeitos de praticarem furtos e roubos a lojas e pessoas. Stanislaw Dul Nascimento, 34, ficou detido por possuir mandados de prisão em aberto por crimes de furto, receptação e roubo. A mulher que o acompanhava, de 20 anos, foi ouvida e liberada mesmo tendo sido reconhecida por uma das vítimas, que havia sido roubada na manhã de ontem. O casal será investigado porque pode estar cometendo furtos e roubos a lojas em outras regiões.
E a intenção, segundo a major Heloísa, é reduzir esse tipo de crime. Ela afirma que desde a implantação da ronda a pé e em motocicletas em Campinas, em dezembro do ano passado, já houve diminuição dos crimes. “Como a região é muito adensada e possui muitos veículos, fazer a ronda de carro é praticamente inviável. As motos e as bicicletas estão se mostrando muito eficientes e, talvez, no futuro, sejam levadas para outras áreas”.

Doação
As bicicletas foram doadas pela Igreja Matriz de Campinas. Padre Walmir Garcia afirma que a doação foi feita porque acredita que a igreja precisa participar do esforço para melhoria da segurança pública. O dia de maior movimento nos arredores da igreja é na terça-feira, quando são realizadas 16 novenas das 6 até 21 horas. O padre confirma que só esse ano pelo menos três carros foram roubados de fiéis por bandidos armados quando esses chegavam ou saíam das missas. Além disso, os registros de furtos são frequentes, segundo ele, que espera redução desses índices com a implantação desse novo tipo de policiamento.
Desde janeiro desse ano, a PM utiliza a patrulha de bicicletas para combater furto e roubo nos setores Bueno, Nova Suíça, e Jardim América. Nessa região, a tropa é composta por 20 militares. Eles atuam armados, em bicicletas, por toda a ciclovia da avenida T-63, na praça da Nova Suíça, e no parque Vaca Brava.

Simve
Em Campinas, o grupo de policiais do Serviço de Interesse Militar Voluntário (Simve) é composto por oito policiais e também atuam armados. Um deles é o soldado Junio Borges de Araújo. Ele afirma estar sendo bem recebido pela população, principalmente por quem frequenta os parques e acrescenta que a área de atuação é mais ampla. “Após o período de maior movimento nos parques, as equipes vão para as regiões de maior movimento de Campinas, como as avenidas 24 de Outubro, José Hermano, entre outras”.
Presidente do 30º Conselho de Segurança (Conseg), Marcos Oliveira confirma a redução dos crimes e destaca que tem feito os pedidos em nome de moradores e lojistas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário