sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

NA HISTÓRIA - As famosas bicicletas pretas do exército suíço

NA HISTÓRIA - As famosas bicicletas pretas do exército suíço

As tropas ciclistas foram criadas em 05 de abril de 1892. No início, os soldados ciclistas realizavam principalmente missões de correio. Durante a Primeira Guerra Mundial, foram incorporadas às tropas de combate, já que sua velocidade e capacidade de manobra permitiam realizar missões de exploração ou ocupação de postos de vanguarda. Só em 1995, depois de um século utilizando o mesmo modelo de bicicleta de 1904, é que as tropas ciclistas receberam o “Modelo 93”, com sete marchas e freios hidráulicos. Em 2001, a bicicleta militar deixou de ser utilizada em missões, mas continua presente no exército, para exercícios de resistência e deslocamentos dentro dos quartéis.

Saiba a melhor maneira de transportar sua bike

Conheça os principais pontos de atenção quando o assunto é suporte para bicicletas

Saiba a melhor maneira de transportar sua bike

Com a chegada do verão e o clima mais quente, a vontade de passear de bike aumenta, principalmente nos finais de semana. Porém, para levá-la a lugares mais distantes surge uma dificuldade: como transportar a bicicleta nos carros de passeio?
Os suportes de bike para veículos oferecem diversas opções, de acordo com o perfil de cada consumidor. Há os que são acoplados diretamente no porta-malas, os que se conectam nos engates automotivos e os que ficam no teto do automóvel.
A solução com melhor custo-benefício são os suportes de bike acoplados ao engate automotivo. Neste caso, além do excelente custo desse modelo, principalmente para veículos que já têm engates, o acessório é de fácil instalação.
Os modelos acoplados ao teto, requerem que o veículo já tenha as barras transversais onde o suporte de bike é fixado. Nesse mecanismo, a bicicleta é transportada em pé e as rodas ficam sobre trilhos.
Já os suportes presos diretamente no porta-malas devem ser bem presos através das cintas de fixação que se encaixam no vão do porta malas do veículo, deixando as bikes em uma posição perpendicular ao solo.
Vale destacar, que é importante ficar atento as regras de regulamentação para transporte de cargas, regidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), evitando assim multas e acidentes.

Fique atento!

Se as bikes cobrirem a placa ou as luzes de sinalização de direção do veículo, mesmo que parcialmente haverá necessidade do uso da régua de sinalização e o uso da segunda placa, de acordo com a Resolução 349/10 do Contran. Outra orientação é a necessidade de respeitar o peso máximo de carga especificado para o veículo.
Um dos principais fabricantes de suporte de bike existente no mercado são os da marca Reese, da Horizon Global Brasil. Os produtos da marca se destacam por design arrojado e funcional, além de apresentarem facilidade de instalação. Além disso, alguns modelos contam com outros diferenciais como sistema antifurto, tanto para bike quanto para o suporte de bike.


BPTur faz rondas com bicicletas em pontos turísticos de São Luís e Barreirinhas


A chegada dos visitantes à capital neste fim de ano deve movimentar ainda mais os pontos de maior concentração de turistas, que a partir deste ano, terão a segurança reforçada e contarão com novas modalidades de policiamento.
Entre as ações que visam otimizar o trabalho de segurança pública do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) está a inserção de 65 novos policiais militares ao Batalhão, que realizarão um trabalho de prevenção e acompanhamento nessas localidades.
Os novos agentes, muitos com conhecimento ou fluentes em línguas estrangeiras, estarão aptos a realizar atendimento adequado aos turistas e somarão aos demais policiais que já realizam o trabalho de combate à criminalidade nas áreas de atuação da BPTur: Centro Histórico de São Luís; Espigão Costeiro; praias de São Marcos e da Ponta d’Areia e Lagoa da Jansen.
“O BPTur vai conseguir  não só reforçar as ações de segurança pública, combatendo a criminalidade, como também prestar um bom atendimento aos turistas que vierem a São Luís ou Barreirinhas.”, afirmou.
Ações
O BPTur já conta com 05 bases fixas localizadas na capital e na cidade de Barreirinhas, além de realizar diariamente, em pontos específicos da grande São Luís, abordagens em ônibus, interceptação de veículos suspeitos e de pedestres, além do policiamento ostensivo tanto nos pontos turísticos, quanto nas áreas adjacentes.
Policiamento
Além do incremento no contingente, o batalhão vem aderindo a novas formas de policiamento, que se adequem às especificidades de cada área turística. Além dos já tradicionais policiamento a pé e motorizado com motos e viaturas, o BPTur iniciou no início de novembro o policiamento com o apoio de trollers e motocicletas (policiamento motorizado da orla). O batalhão implantou também o policiamento em bicicletas, que contará com policiais treinados que darão suporte em locais e somarão aos demais policiamentos já existentes nesses locais. No total serão 20 policiais em bicicletas que serão distribuídos na Avenida Litorânea, Espigão Costeiro e Praça da Lagoa da Jansen, além da Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

PM de Maringá começa policiamento com bicicletas em dezembro. Ciclistas cobram da prefeitura plano municipal de mobilidade urbana


A partir dezembro a Polícia Militar vai começar o policiamento com bicicletas na região central de Maringá. A modalidade de policiamento é um projeto piloto que irá durar até janeiro de 2019 para verificar a possibilidade do uso de bicicletas por PMs na cidade.

De acordo com informações da Comunicação Social do 4º Batalhão da PM, seis policiais vão participar da fase de testes. As equipes vão trabalhar, de forma especial, nas praças Raposo Tavares e Napoleão Moreira da Silva, em turnos de 6 horas diárias.
As equipes serão compostas por quatro policiais de bicicleta e dois em uma viatura que irá auxiliar no encaminhamento de detidos. A Comunicação Social afirmou que “não há previsão alguma” para que a modalidade de policiamento seja efetivada na cidade.
As bicicletas foram cedidas pela secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura de Maringá. Após o período de testes, será feita avaliação dos resultados para decidir se a PM vai ou não implantar a modalidade de policiamento com bike, que já opera em outros municípios do Paraná.
Na quinta-feira (22/11), os PMs realizaram policiamento com bicicletas em algumas ruas da cidade. A Comunicação Social informou que a ação “se tratava da etapa final do treinamento dos policiais que foram voluntários para a instrução”.
Os policiais também foram à Londrina para receberem instruções sobre o modelo de policiamento, onde existe o Ciclo Patrulhamento desde 2016.

Maringá não tem plano de mobilidade

Enquanto a Polícia Militar discute a possibilidade de implantar modelo de policiamento com bicicletas, a Associação dos Ciclistas do Noroeste do Paraná (Ciclonoroeste) cobra da prefeitura o plano de mobilidade urbana.

Para o coordenador-geral da Ciclonoroeste, Felipe Violi Monteiro, antes da prefeitura pensar em qualquer política pública para o ciclismo é necessário elaborar o documento.
No início deste ano, os municípios com mais de 20 mil habitantes, que são obrigados a elaborar o plano, ganharam prazo limite até abril de 2019. O município que não tiver o documento fica impedido de contratar recursos federais para investir na área.
O plano de mobilidade urbana é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana sancionada em 2012 pela então presidente Dilma Rousseff (PT). O objetivo é integrar os diferentes modos de transporte e melhorar a mobilidade das pessoas.
“Com o plano, a gente consegue saber de onde vem e para onde vão os deslocamentos e traçar as melhores vias para se construir ciclovias. A implantação de ciclovias sempre é necessária, mas muitas vezes os projetos são feitos sem embasamento”, disse Felipe Monteiro.
Segundo dados da secretaria da Semob, até outubro deste ano Maringá registrou nove mortes de ciclistas. Na visão do coordenador-geral da Ciclonoroeste esse é um dado preocupante, principalmente se forem analisados o número de acidentes envolvendo todos os tipos de veículos.
Gráficos montados pela Ciclonoroeste com informações do Detran do Paraná revelam que Maringá só fica atrás de Curitiba no número de acidentes de trânsito, de 2006 a 2016.

As Normas de Trânsito e a Bicicleta

As normas de trânsito, inclusive para os ciclistas, são definidas pelo código de trânsito brasileiro.

As Normas de Trânsito e a Bicicleta

Em 1998, o Código de Trânsito Brasileiro passou a tratar a bicicleta como “veículo de propulsão humana”, e definiu direitos e deveres para os ciclistas. Portanto, os ciclistas ganharam representação, deixaram de ter um brinquedo, e passaram a ter um veículo. Esse primeiro passo é importante para conseguir outras conquistas, como infraestrutura, por exemplo.
Segundo o Código, a bicicleta deverá rodar em ciclovias e ciclofaixas ou, na ausência dessas, nas bordas da pista, no mesmo sentido regulamentado na via, com preferência sobre veículos automotores. Seguindo a hierarquia de segurança, o ciclista, por sua vez, deverá respeitar a preferência do pedestre. A bicicleta também deve obedecer aos limites máximos estabelecidos para os outros veículos, ou a sinalização constante na via.
Os condutores de veículos automotores precisam seguir várias normas, impostas claramente para a segurança dos pedestres e ciclistas. Por exemplo:
Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.
Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.
Art. 39. Nas vias urbanas, a operação de retorno deverá ser feita nos locais para isto determinados, quer por meio de sinalização, quer pela existência de locais apropriados, ou, ainda, em outros locais que ofereçam condições de segurança e fluidez, observadas as características da via, do veículo, das condições meteorológicas e da movimentação de pedestres e ciclistas.
Art. 49. O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.
Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.
Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.
§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara -se ao pedestre em DIREITOS E DEVERES.
Além disso, os motoristas não devem estacionar o veículo sobre ciclovia ou ciclofaixa. Também precisam reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito, ao ultrapassar ciclista, guardando a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros da bicicleta no momento da ultrapassagem.
Assim considerado, sempre que o ciclista estiver na contramão, ou em calçadas e outros lugares com movimentação de pedestres, ele deve desmontar da bicicleta. Mas também fica garantido o seu direito de circular, e caso necessário, reivindicar ao órgão público pertinente que dê condições de circulação. Cabe ressaltar que é nítido o objetivo das vias, pensadas exclusivamente para os veículos automotores.
O CONTRAN, em sua Resolução 66/98, normatiza as infrações envolvendo a bicicleta.

Veja o que você não deve fazer:

Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva.
Conduzir bicicleta fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda e sem segurar o guidão.
Conduzir bicicleta transportando carga incompatível com suas especificações.
Conduzir passageiro fora da garupa ou do assento especial a ele destinado.
Conduzir em vias de trânsito rápido ou rodovias, salvo onde houver acostamento, ciclovias ou ciclofaixas.
Conduzir crianças que não tenham, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança.

USO DE EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS

O uso dos seguintes equipamentos é obrigatório, previsto pelo próprio Código, e regulamentado pelas Resoluções 02/98 e 46/98 do CONTRAN.
Freio.
Bicicletas com aro superior a vinte deverão ser dotadas de espelho retrovisor do lado esquerdo, acoplado ao guidão e sem haste de sustentação.
Campainha com dispositivo sonoro-mecânico, eletromecânico, elétrico ou pneumático, capaz de identificar uma bicicleta em movimento.
Sinalização noturna, composta de retro-refletores, com alcance mínimo de visibilidade de trinta metros, com a parte prismática protegida contra a ação das intempéries, nos seguintes locais:
a) na dianteira, nas cores brancas ou amarelas;
b) na traseira, na cor vermelha;
c) nas laterais e nos pedais, de qualquer cor.
A Resolução 46/98 dispensa o uso do espelho retrovisor e da campainha, nas bicicletas destinadas à prática de esportes, quando em competição de mountain bike, downhill, freestyle, competição olímpica e pan-americana, competição em avenida, estrada e velódromo.
O capacete não é previsto como equipamento obrigatório, mas seu uso salva vidas, portando é altamente recomendável.

CICLISMO CIDADÃO

Por fim, se você for um cidadão consciente, e tem desejo de participar da construção de um trânsito melhor, faça valer o seu direito previsto nos artigos 72 e 73 do Código de Trânsito. Você pode solicitar sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Também pode sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a este Código. Os órgãos ou entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito têm o dever de analisar as solicitações e responder, por escrito, dentro de prazos mínimos, sobre a possibilidade ou não de atendimento, esclarecendo ou justificando a análise efetuada, e, se pertinente, informando ao solicitante quando tal evento ocorrerá.
Ainda falta estrutura para circular, de forma segura, sobre duas rodas. Isso acaba afastando um pouco as pessoas da bicicleta. O parágrafo 3º do artigo 1º relata que “os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro”. No caso de acidente em que a causa foi de responsabilidade do poder público, é ele que tem que provar que não foi omisso ou negligente.
Geralmente, há ciclovias apenas em pontos turísticos, não existem estacionamentos adequados, entre outras dificuldades. É importante estar atualizado quanto às normas de trânsito para participar, de forma prudente, do fluxo nas estradas. Faça a sua parte, demonstre respeito e consciência ao cumprir com seus deveres, e não negligencie seus direitos.

Dicas da ANTP, para transportar sua bicicleta em ônibus interestadual.

De acordo com o Decreto nº 2.521/98:
- Art. 1º, inciso III, bagagem é definida como: conjunto de objetos de uso pessoal do passageiro, devidamente acondicionado, transportado no bagageiro do veículo;
- CAPÍTULO VI, DOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS USUÁRIOS
Art. 29. Sem prejuízo do disposto na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, são direitos e obrigações do usuário: (...)
XI - transportar, gratuitamente, bagagem no bagageiro e volume no porta-embrulho, observado o disposto nos artigos 70 a 75 deste Decreto;
XII - receber os comprovantes dos volumes transportados no bagageiro; (...)
- SEÇÃO VII, Da Bagagem e das Encomendas:
Art. 70. O preço da passagem abrange, a título de franquia, o transporte obrigatório e gratuito de bagagem no bagageiro e volume no porta-embrulhos, observados os seguintes limites máximos de peso e dimensão:
I - no bagageiro, trinta quilos de peso total e volume máximo de trezentos decímetros cúbicos, limitada a maior dimensão de qualquer volume a um metro;
II - no porta-embrulhos, cinco quilos de peso total, com dimensões que se adaptem ao porta-embrulhos, desde que não sejam comprometidos o conforto, a segurança e a higiene dos passageiros.
Parágrafo único. Excedida a franquia fixada nos incisos I e II deste artigo, o passageiro pagará até meio por cento do preço da passagem correspondente ao serviço convencional pelo transporte de cada quilograma de excesso.

Pm faz treinamento para uso de bicicletas no policiamento em maringá

Pm faz treinamento para uso de bicicletas no policiamento em maringá

Alguns policiais militares de Maringá estão passando por um treinamento para o uso de bike no policiamento ostensivo na cidade. O curso está sendo ministrado por policiais do 5º Batalhão de Londrina. Soldados do 4º Batalhão já estão na fase final do curso. Na tarde de quinta-feira (22), os policiais realizaram patrulhamento com bicicletas na Praça Napoleão Moreira da Silva. Várias abordagens foram feitas. Um homem que estava sob suspeita estava com mandado de prisão em aberto.
Os soldados consultaram o nome do homem e foi verificado que o mesmo estava sendo procurado pela justiça. Os policiais de bike pediram apoio de uma viatura para conduzir o meliante para a delegacia da Polícia Civil. A nova forma de policiamento visa trazer agilidade e uma maior proximidade com a comunidade, garantindo a segurança da população. 
A Polícia Militar de Londrina iniciou o projeto pioneiro com uso de bicicleta. O objetivo é dar mobilidade ao policial e agilizar o atendimento nas diversas situações, além de ser um tipo de policiamento silencioso, rápido e ecologicamente correto. Durante o patrulhamento de bicicleta na área central da cidade de Maringá, alguns comerciantes aplaudiram os policiais e disseram que são a favor desse tipo de patrulhamento.
O Comando do 4º Batalhão informa que não previsão ou certeza alguma sobre a efetivação desta modalidade de policiamento na cidade Maringá.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Cadastro de bicicletas garante mais segurança a proprietários

O projeto Minha Bike Segura foi lançado pela governadora Cida Borghetti


Cadastro de bicicletas garante mais segurança a proprietários

Os ciclistas do Paraná podem, a partir de agora, cadastrar informações sobre suas bicicletas, como número de série, marca e cor, no Governo Digital, plataforma do Estado que reúne mais de 200 serviços públicos. O projeto Minha Bike Segura foi lançado pela governadora Cida Borghetti neste domingo, em Curitiba, e vai ajudar a coibir furtos e roubos de bicicletas.
No evento de lançamento, no Palácio Iguaçu, os ciclistas puderam se cadastrar no Governo Digital e registrar suas bicicletas no site. “Essa nova funcionalidade vai facilitar a localização e a resolução de casos de furtos de bicicleta em todo o Estado do Paraná”, disse Cida. “O ciclista vai poder colocar na plataforma, além do número de série e da cor, informações sobre a nota fiscal e até fotos do veículo”, afirmou a governadora.
Nesse primeiro momento, a funcionalidade tem como objetivo formar um banco de dados com informações sobre as bicicletas do Estado, algo que ainda não existia. Em uma próxima etapa, a polícia terá acesso a essas informações, o que dará mais condições de encontrar uma bike roubada. 
“A ideia do projeto é trazer mais segurança para quem pedala. Com o cadastro da bicicleta, a Delegacia de Furtos e Roubos pode consultar o banco de dados do Governo Digital e localizar o proprietário”, explicou o coordenador do programa, Marco Aurélio Barbosa.
AMPLIAÇÃO
O Governo do Estado estuda, ainda, utilizar o banco de dados da Secretaria de Estado da Fazenda para que a cada compra de uma nova bicicleta o proprietário receba um aviso por SMS e faça automaticamente o cadastro no Governo Digital. Outra proposta é criar bancos de dados para cadastrar outros objetos, como celulares, para também coibir os furtos e roubos.
A Delegacia de Furtos e Roubos, em Curitiba, atende diariamente ciclistas que tiveram seu veículo furtado ou roubado, afirmou o delegado-adjunto Emmanoel David. “É muito difícil em uma investigação saber o destino dessa bicicleta. Com esse sistema, os policiais podem fazer essa verificação. Na abordagem dos receptadores, será possível confirmar pelo número de série se a bicicleta é ou não roubada”, explicou.
APROVAÇÃO
Todos os domingos o grupo Penélopes do Pedal Cajuru, formado exclusivamente por mulheres, pedala pelas ciclovias da capital. As participantes, grande parte mulheres que estão aprendendo a andar de bicicleta, vieram ao Palácio Iguaçu para registrar suas bikes.
“É um pedal para iniciantes, por isso pedalamos sempre com muita segurança, respeitando sinais, regras de trânsito e na velocidade da iniciante do dia”, contou a coordenadora Dolores Cristina. “As Penélopes já fizeram sua biometria para cadastrar a bike. Adoramos o projeto, se tivermos uma bicicleta roubada será mais fácil de ser encontrada”, disse.
O ciclista Saturnino da Cunha Filho tinha acabado de reformar sua bicicleta quando ela foi roubada no estacionamento de um supermercado. “Estacionei no bicicletário, passei a corrente e fui fazer minhas compras. Quando voltei só fiquei com a saudade da bicicleta, nunca mais vi”, contou. “Quando soube, vim correndo fazer o cadastro. Agora sei que vou ter segurança se porventura levarem ela”, disse.
GOVERNO DIGITAL
No ar desde o início deste ano, o Governo Digital (www.governodigital.pr.gov.br) integra os sistemas do Estado e disponibiliza, em um único lugar, centenas de serviços ao cidadão, desde a consulta a assuntos relativos à carteira de habilitação até a consulta ao boletim escolar dos alunos da rede pública estadual.
Para ter acesso aos serviços ofertados no Governo Digital é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade.
Quem ainda não fez, pode procurar os postos e totens do Detran ou do Instituto de Identificação do Paraná para fazer o cadastro. Ainda assim, mesmo quem não cadastrou a biometria pode se conectar ao site para acessar as informações sobre os diversos serviços do governo estadual.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Policiais Militares do Policiamento de bicicletas salvam vida de bebê no Centro de Londrina PR


Na tarde desta quarta-feira o Soldado Almeida e a Soldado Lorençoni estavam patrulhando na Rua Sergipe de bicicletas, quando um solicitante abordou a equipe policial e informou que sua filha de apenas sete (7) meses tinha se engasgado com um pedaço de plástico. A equipe deslocou até o interior da loja e ao chegar ao local presenciaram uma criança já toda rocha, com sangramento no nariz e desfalecida nos braços de um funcionário da loja que havia tentado socorrê-la.  Os soldados iniciaram a manobra de heimlich, procedimento de socorro, e lograram êxito no procedimento emergencial e salvaram a vida do bebê.
Na necessidade emergencial e em uma ação desesperada, os PMs  pediram ajuda ao condutor de uma camionete que passava pelo local e levaram a criança imediatamente ao PAI ( Pronto Atendimento Infantil). Devido ao trânsito intenso, os policiais gritavam pelo caminho para que as pessoas dessem passagem ao veículo. Finalmente no PAI, o medico Dr. Paulo Madureira confirmou que a criança já não corria risco.
A criança ficou aos cuidados da equipe médica especializada no pronto socorro e os policiais retornaram ao policiamento.

PM instala base móvel e ciclopatrulha na orla da Lagoa Grande

PM instala base móvel  e ciclopatrulha na orla da Lagoa Grande

A Polícia Militar, juntamente com empresários e a Prefeitura Municipal, instalou, na orla da lagoa Grande, a Base Móvel Comunitária e a ciclopatrulha. O objeto do projeto é dar mais segurança ao local e bairros adjacentes. A Base é composta por uma Van equipada com computador e câmeras de segurança. Dois militares fazem parte da ciclopatrulha, fazendo rondas nas proximidades para coibir crimes.
Fernando Diniz, empresário e morador da região, disse que o projeto desenvolvido pela Polícia Militar foi realizado graças a união da Prefeitura, comerciantes e empresários do entorno da Orla da Lagoa Grande.
O vice-prefeito Paulo Mota compareceu no local e falou da importância da instalação da base móvel. “ Essa estrutura trazida para esse local vai ajudar muito na segurança da região que já melhorou muito com outras ações feitas anteriormente pela PM”, disse.
Tenente Morgana também falou sobre a instalação da base móvel. “ Essa base já está funcionando há duas semanas, a comunidade poderá procurar o militar que estará orientando e fazendo registro de ocorrências, os militares da ciclopatrulha estarão fazendo rondas intensivas, policiamentos preventivos e comunitários, contatos com os comerciantes e abordagem a suspeitos, as pessoas que frequentam essa área de lazer e turismo da cidade terão a sensação de segurança de forma que se sintam em um ambiente seguro”, concluiu a tenente. .

Militares da ciclopatrulha prendem homem suspeito de furtar sacola de compras em supermercado

Militares da ciclopatrulha prendem homem suspeito de furtar sacola de compras em supermercado

Na tarde dessa quarta-feira (14-11), um homem de 31 anos foi preso por militares da ciclopatrulha após furtar uma sacola com algumas mercadorias de uma senhora dentro de um supermercado.
A informação foi que Regismar Antônio Teixeira abordou a senhora no momento que ela saía do supermercado que fica no Bairro Lagoa Grande. Aproveitando um momento de distração, ele furtou uma sacola com algumas mercadorias que a vítima tinha acabado de comprar. Em seguida autor fugiu em direção ao terminal Rodoviário.
A Polícia Militar foi acionada e, através das imagens de segurança, os militares conseguiram identificar o autor. Durante os rastreamentos, militares da ciclopatrulha, conseguiram localizar e prendê-lo na Rua Amadeu Maciel, Bairro lagoa Grande.
Sobre a sacola com as mercadorias, Regismar não quis dar maiores informações, disse apenas que vendeu ao preço de 20,00. Regismar Antônio Teixeira foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil pelo crime de furto.