segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Bike Patrulha reduz casos de roubos e furtos no Centro de Blumenau

Primeiro ano de abordagem policial de bicicleta nas ruas centrais teve queda de 78% dos casos de roubo e de 18% entre os furtos

Bike Patrulha reduz casos de roubos e furtos no Centro de Blumenau Lucas Correia/Agência RBS

Por dia milhares de veículos circulam pelo centro de Blumenau. A cidade possui uma elevada frota de carros, motos e caminhões emplacados, são mais de 258 mil. Este grande fluxo dificulta a locomoção, ainda mais quando é preciso agilidade, como é o caso das rondas policiais. Com isso, há um ano a Polícia Militar ativou, no município, a Bike Patrulha, que conta com agentes em bicicletas, permitindo agilidade em um local de pouca mobilidade, como é a região central.
O projeto tem o intuito de intensificar o patrulhamento preventivo e promover ações de redução da criminalidade. Segundo dados da Polícia Militar, comparando o primeiro semestre de atuação da Bike Patrulha, com os últimos seis meses, houve uma redução de 18% no número de furto e 78% de ocorrências de roubo na região de atuação desta modalidade de policiamento. De junho de 2017 a julho deste ano, os policiais fizeram 25 prisões em flagrante por diversos delitos, como furto, roubo, tráfico de drogas e posse de drogas. 
Jean Carlos Aliprandini trabalha na recepção de um estacionamento da Avenida Beira-Rio e acredita que o serviço contribui para segurança dos bairros centrais. O comerciante Paulo Dorow diz que a região é bem tranquila, que antigamente até tinha registro de roubo, que a presença dos policiais acaba afastando os criminosos.
– Sempre útil ter policiamento aqui, na verdade deveriam passar com mais frequência – aponta o proprietário de um comércio.
Para o analista de segurança, Eugênio Moretzsohn, a Bike Patrulha é uma bem-vinda modalidade de policiamento ostensivo, e que tem encontrado boa adesão entre moradores e comerciantes. É claramente inspirada no modelo europeu e foi bem sucedida em Blumenau.
O taxista Marcelo Simon trabalha no ponto da Praça Victor Konder. Para ele é válido este tipo de ação, inclusive já presenciou uma abordagem dos policiais da Bike Patrulha próximo da praça. 
Moretzsohn explica que este tipo de conduta é facilitada devido à flexibilidade da bicicleta em terrenos não pavimentados, onde viaturas normais encontrariam dificuldade de progressão, como, por exemplo, áreas gramadas em parques e praças, ambientes onde também existem escadas e rampas.
O serviço que percorre as ruas do Centro completou um ano de atividade. Segundo dados da Polícia Militar, nesse período, a equipe que faz o trabalho pedalando efetuou as prisões em flagrante e também apreendeu 27 pessoas que estavam com mandados de prisão ativos. Além disso, realizou 3150 abordagens de pessoas em atitude suspeita. Veículos também foram abordados pelos agentes, sendo efetuados 66 autos de infração.
Os dados da Bike Patrulha da PM apontam que foram assinados 112 termos circunstanciados, referentes à posse de drogas, vias de fato, desobediência e cambismo. A ação dos policiais também resultou na apreensão de drogas.
O analista de segurança Eugênio Moretzsohn, alerta que embora a sensação de segurança aumente com a presença física do policial, principalmente no comércio, a criminalidade só diminui com o trabalho conjunto das políticas públicas de geração de emprego e renda, concretadas pela educação.
– Somente a PM, com seus excelentes policiais, não conseguirá trazer os resultados que a população merece se não houver integração de esforços com as demais secretarias – afirma.
O tenente Aragão, responsável pela modalidade de policiamento reforça que a restruturação do projeto é viabilizado graças ao apoio da Casa do Comércio, CDL e Sindilojas, que no mês passado fizeram a doação de seis bicicletas para os agentes, permitindo a ampliação das ações. Além disso, uma empresa de Pomerode fez parceria com o fardamento para ciclistas, trazendo um maior conforto para os policiais:
– O mérito do nosso trabalho não é somente da Policia Militar, mas sim fruto da sociedade organizada e do empresariado local.
Atualmente a Bike Patrulha possui seis agentes, que atuam na região central de Blumenau, fazendo um trabalho diferenciado, chegando com maior rapidez para atendimentos de ocorrências do que uma viatura comum, levando em conta as dificuldades no trânsito. O policiamento ocorre de segunda a sábado, das 12h às 20h, horário definido por meio dos níveis apontados pelo sistema. 

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Policiamento de bicicleta como patrulhamento comunitário e apoio para ações ambientais 


Em um contexto que a população tem uma visão deteriorada da polícia e fomentada pela falta de planejamento dos centros urbanos são necessários novos mecanismos de aproximação entre ambas. O intuito desse estudo é mostrar o quanto o policiamento realizado com bicicletas se torna efetivo em grandes centros urbanos. Duas são as motivações desta investigação: a empatia da população em relação a esta forma específica de patrulhamento conformando um olhar positivo acerca dos servidores da segurança pública como parceiros da sociedade; o outro aspecto refere-se ao impacto na redução dos custos operacionais e ambientais quando confrontados com a alternativa predominante assentada no uso de equipamentos automotivos. A metodologia utiliza os resultados das ações do policiamento de bicicleta, os impactos causados em períodos sazonais na localidade, no pronto atendimento, da substituição parcial do policiamento a pé ou de viatura, a visão da população perante a essa estratégia, respaldada na literatura que possa contribuir no embasamento do projeto, incluindo o impacto causado para o meio ambiente. O objetivo é evidenciar que alternativas já existentes, mas mal aproveitadas para a eficiência, eficácia e efetividade no setor público e precisa do accountabillity, revelam-se fundamentais na gestão da segurança pública, tanto em seus aspectos operacionais como na consolidação dos marcos institucionais com a sociedade.

A 85ª Cia/58° BPM implanta o Portifólio de serviços Bike Patrulha no Centro Norte.


Agora no Centro Norte em Timóteo, a 85ª Cia/58° BPM implanta o Portifólio de serviços Bike Patrulha.
Em parceria com entidades e comerciantes foi possibilitado a manutenção das bicicletas e aquisição dos equipamentos.
A modalidade de policiamento contribuirá consideravelmente na prevenção criminal.
Contou com a presença do Comandante da 85ª Cia de Polícia Militar de Timóteo o Major Werner, o Fiscal de policiamento do setor 1 o Tenente Vitor do Prado, o Fiscal de policiamento dos setores 3 e 4 Tenente Araújo e os Sargentos Ronier, Jackson, Lincoln, Davison, Cabo Guimarães e Sd Mariana.
Estiveram presentes no evento o presidente do Consep Central Edward Garzon, o diretor financeiro Renato Guerra, presidente do Consep 2 Roberto Mafra, o vice diretor financeiro do Consep 1 Wanderley Miranda e o assessor de comunicação Sargento da Reserva Marco Rezende.
A assessoria de comunicação do Consep Central agradece a cobertura da Rádio Itatiaia no evento.

Começou a Bike Patrulha no centro de Araçatuba


A Prefeitura de Araçatuba agora tem mais um aparato a serviço da segurança da população: a Bike Patrulha.
Dois guardas civis municipais iniciaram, nesta segunda-feira, a cobertura do centro da cidade a bordo de bicicletas esportivas e com uniformes especiais. A novidade implantada pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) tem o objetivo de dar mais agilidade e aumentar a capacidade de atendimento em modalidade diferente.
Segundo Antonio Erivaldo Assêncio, secretário da SMSEG, a mobilidade com as bicicletas é mais ágil e segura quando se trata de espaços diferenciados. “Os GCMs conseguem atender ocorrências com mais praticidade nessas áreas em que os implantamos, como o calçadão e as praças do centro, cujo acesso direto não se faz possível com as viaturas motorizadas, tanto pelo porte das mesmas quanto pela concentração de pessoas nesses locais. O tempo de resposta aos chamados, estejam eles em qualquer desses pontos fazendo ronda, é muito rápido”, descreve o secretário.
A entrega oficial das bicicletas equipadas aconteceu em seis de maio, no calçadão, com a presença do prefeito Dilador Borges, da vice-prefeita Edna Flor e o secretário Antônio Erivaldo Assêncio, junto ao presidente da Alca (Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba), César Braga. A Bike Patrulha é resultado de uma parceria entre a Alca, que cedeu as bicicletas, e a Prefeitura de Araçatuba, com a provisão dos GCMs, uniforme especial e treinamento.
Ainda segundo a SMSEG, a Bike Patrulha fará a cobertura móvel dos Calçadões da Princesa e da Marechal, da plataforma de embarque do transporte coletivo municipal e das praças Rui Barbosa, Sâo Joaquim, João Pessoa e Getulio Vargas, com maior intensidade, mas estará prestando apoio rápido em todo o centro da cidade, das 9h às 18h.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

3º BPM/12° CRPM lança a modalidade de Policiamento Ciclístico em Porangatu

3º BPM/12° CRPM lança a modalidade de Policiamento Ciclístico em Porangatu


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3º Batalhão de Polícia Militar em Porangatu no Norte de Goiás, lança nesta tarde terça-feira a nova modalidade de Policiamento Ciclístico em Porangatu, com o objetivo de intensificar o policiamento ostensivo e a presença física dos policiais militares na orla da Lagoa Grande, Lagoa do Setor Sol Nascente e na Feira Coberta e eventos.
 

Com esse tipo de patrulhamento é possível ter mais mobilidade nos pontos de grandes concentrações de pessoas realizando o patrulhamento preventivo e, também, uma proximidade maior com a comunidade. Pois o cidadão pode parar um policial e pedir uma orientação ou uma ajuda, por exemplo, ressaltou o major Polidorio. O patrulhamento ciclístico em Porangatu contará com policiais em suas bicicletas com a atenção voltada principalmente para locais onde pretende-se prevenir pequenos delitos, como furtos e roubos, bem como, em áreas de lazer e esporte, trazendo mais segurança aos desportistas e a comunidade em geral. Dessa forma, o Policiamento ciclístico se destaca por apresentar bons resultados onde já existem, tendo reduzido significativamente os índices criminais nos locais de atuação, sendo inclusive bastante elogiado pela comunidade local.
Para que fosse possível o lançamento dessa nova modalidade de policiamento na cidade, a Polícia Militar contou com parceiros como a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu (ACIAP), Sericon Comunicação Visual, Panificadora Padoka, Fernando Bike, Poranseg, o grupo de mulheres da Corrida Feminina (Viva-Ame-Corra), Dr. Márcio Luis e o comandante do 3º BPM, major Polidorio, que fizeram as doações das bicicletas, materiais de segurança e uniformes, que juntamente com o comandante do 12° Comando Regional de Polícia Militar, tenente coronel Luís Antônio, se empenharam para a concretização desse projeto na busca de uma segurança de qualidade para o cidadão porangatuense.

   

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Em defesa do Policiamento de bicicleta da Guarda Municipal de Curitiba 

Policiais ciclistas australianos. Foto: Stan Dalone

Tradicionalmente, as polícias ostensivas brasileiras não possuem unidade de policiamento ciclística formalmente estabelecida uma companhia ou batalhão ciclístico, por exemplo talvez por isso os bons projetos de implantação não durem muito em varias instituições. Diferentemente do policiamento montado, que possui unidades especializadas em provavelmente todas as polícias militares brasileiras, o policiamento ciclístico não guarda qualquer relação com a estrutura operacional do Exército Brasileiro, instituição da qual as GMs são forças auxiliares e ainda possuem muitas semelhanças estruturais sendo apenas uma adaptação. Nos dias de hoje, entretanto, passou do tempo das polícias brasileiras atentarem para a criação de unidades de policiamento ciclístico ao que já venho defendendo para a Guarda Municipal de Curitiba já algum tempo desde sua criação em 2005, com estrutura organizacional, pessoal especializado e doutrina própria. 

Antes de falar de algumas vantagens do policiamento ciclístico da Guarda Municipal de Curitiba, é bom frisar que nenhum vetor de policiamento se basta. A viatura “quatro rodas” possui sérias desvantagens em relação às motocicletas, por exemplo, que já não alcançam as características de uma aeronave, ao tempo que essa não consegue potencializar certos elementos conseguidos com o policiamento a pé. Desse modo, o que aqui discutimos e quero salientar sobre um potencial muito pouco aproveitado pelas polícias brasileiras, que geralmente privilegiam as viaturas motorizadas. Entendam um pouco mais esse potencial:

Capacidade de permanência e agilidade moderada


O policiamento ciclístico da Guarda municipal de Curitiba, é ideal para o patrulhamento de áreas de média extensão (raio de 2 a até 5 quilômetros). Para atender um chamado a dois quilômetros de distância, policiais em bicicletas chegam em menos de 10 minutos, um tempo razoavelmente adequado se considerarmos a realidade do trânsito em grandes cidades. Mas independentemente do tempo de resposta, as bicicletas possuem como grande vantagem seu potencial de permanência intensa em áreas específicas: um policial não poderá ir muito longe pedalando, e, por isso, a tendência é que lhe sejam designadas áreas com extensão reduzida. Até mesmo a fiscalização e supervisão do policiamento fica facilitada, nesse caso.


Proximidade com a população

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Por essa capacidade de permanência, a tendência é que policiais em bicicletas interagem mais com a população temos percebido isso com a Guarda Municipal de Curitiba, que tem muito mais facilidade de reconhecer o policial que faz policiamento naquela região, bem como poderá solicitá-lo com muito mais facilidade do que em uma viatura motorizada. Em unidades policiais que se interessem por aproximação e relacionamento profícuo entre a comunidade e o policial, bicicletas são muito vantajosas.



Privilégio à saúde do policial

Policiais que trabalham com policiamento ciclístico têm a oportunidade de realizar uma atividade saudável durante o serviço, já que a prática ciclística pode queimar mais calorias até mesmo do que a corrida e a natação. Uma boa oportunidade para o policial com sobrepeso.


Veículo “limpo”


Atualmente existe toda uma militância em torno do ciclismo, por se tratar de um meio de transporte relativamente ágil e não agressor do meio ambiente. Diferentemente dos veículos motorizados, a bicicleta não emite gases prejudiciais à atmosfera. Uma grande oportunidade para que as polícias assumam seus compromissos com meios de transporte sustentáveis.

Ostensivamente significativo


O policiamento a pé tem sua capacidade ostensiva bastante restrita no período noturno, além de sua limitação de mobilidade. Ambas restrições são superadas pelo policiamento ciclístico, que utiliza-se de luzes de alerta e é capaz de se movimentar com relativa flexibilidade. O policiamento ciclístico dificilmente não é percebido quando está sendo executado.


Essas são algumas das grandes vantagens desse vetor de policiamento para a Guarda Municipal de Curitiba e que deve ter em suas fileiras uma atenção de valorização e ampliação, hoje presente em algumas polícias, embora geralmente não “institucionalizadas”, como dissemos na forma de uma unidade especializada na modalidade. Com a presença de toda essa militância em favor de meios de transporte alternativos, tornar a bicicleta um dos veículos-padrão das polícias ostensivas brasileiras será uma grande oportunidade de ganhar eficiência, contribuir com a preservação do meio ambiente, com a melhoria da saúde dos policiais e se comunicar com a sociedade. Nada que já não seja feito em outros países  com muito sucesso.





segunda-feira, 30 de julho de 2018

Conheça as bikelâncias, para atendimentos de emergência

Camboriú (SC) terá bicicletas equipadas para ajudar os bombeiros voluntários no serviço de pré-atendimento de acidentados


Conheça as bikelâncias, para atendimentos de emergência

Balneário Camboriú (SC) será a primeira cidade do país a contar com o sistema de 'bikelância', bicicletas que serão utilizadas pelos bombeiros voluntários no deslocamento para atendimento de vítimas. As bicicletas são preparadas especialmente para realizar atendimento de emergência pré-hospitalar em qualquer lugar do município. Os veículos devem começar a ser utilizados em setembro, até lá os bombeiros voluntários estão passando por treinamentos.
“O modelo das bikelâncias é similar a um utilizado em Londres, porém adaptado à nossa realidade”, explica o comandante dos Bombeiros Voluntários de Balneário Camboriú, Alexandre Vieira. As bicicletas serão utilizadas 24 horas por dia durante toda a semana, em patrulhamentos em dupla onde cada bicicleta carrega materiais diferentes, atuando de maneira conjunta para prestar o atendimento emergencial básico que pode ser requisitado a qualquer momento na cidade.
Também nas ciclovias
Segundo Vieira, além do atendimento emergencial, também será prestado apoio na fiscalização das ciclovias e questões de trânsito, apoio em eventos municipais e atendimento geral ao público para qualquer informação. Até iniciarem atividade, os bombeiros voluntários estarão em treinamentos constantes. Até agora, foram adquiridas duas bikelâncias, das 20 que pretendem estar à disposição nesta temporada, e do total de 50 bicicletas para o ano que vem.
Os bombeiros voluntários de Balneário Camboriú prestam apoio às entidades de segurança do município. O serviço foi criado em 2016, e cada bombeiro dedica seu tempo livre diário voluntariamente, após passar por um curso de formação de 18 meses. Na cidade existem 33 bombeiros voluntários formados e outros 45 em formação. No estado, existem um total de 32 unidades da associação.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

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O 62º Batalhão de Polícia Militar trouxe novamente uma nova modalidade de policiamento para Caratinga, a Bike Patrulha, que atenderá prioritariamente o setor comercial da cidade, tendo como foco principal os corredores da área central do município. A Bike Patrulha apresenta diversos benefícios, uma vez que permite um contato mais próximo com a população, facilitando o canal de informação entre a PM e a comunidade.
O policial consegue fazer também uma observação mais detalhada dos locais por onde passa e, consequentemente, dar uma atenção maior ao cidadão. Além disso, o policiamento com bicicletas apresenta maior flexibilidade durante o deslocamento, mesmo quando o trânsito está congestionado. Outra vantagem é que, durante o policiamento, o militar consegue também cobrir uma área maior do que se estivesse fazendo a ronda a pé.
A princípio, dois militares irão prestar o serviço à comunidade durante um horário comercial e, futuramente, mais policias devem ser incluídos. A Bike Patrulha vem para somar com as demais modalidades de policiamento que atuam em Caratinga.
Sargento Hudson Dutra é um dos militares que já está empregado no policiamento de bicicleta. Com vários anos de profissão, a modalidade é uma novidade para ele, mas o militar espera trazer mais segurança aos Caratinguenses.
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O projeto de implantar o policiamento com bicicletas em parques e praças de Anápolis surgiu a partir da ideia do comandante do 4° BPM, major Allan Pereira Cardoso. Esse mesmo projeto foi executado por ele no Vaca Brava, em Goiânia.
Os policiais que farão a patrulha nas bicicletas são alunos que estão em formação e já foram selecionados pelo comando da Polícia Militar. Inicialmente serão formadas duas duplas, ou seja, quatro bicicletas.
“Os policiais militares com o traje apropriado em bicicletas vão realizar o policiamento preventivo principalmente nos parques, ciclovias, praças e locais que há aglomeração de pessoas”, informa o comandante Cardoso.
O patrulhamento de bicicleta provavelmente será no Parque Ipiranga e em algum outro parque da área do 4° BPM, que é a região Sul da cidade. Será mais intensivo nos horários de grande aglomeração de pessoas, porém acontecerá todos os dias da semana.
O projeto tem o intuito de coibir pequenos furtos, roubos e principalmente o tráfico de drogas nos parques. Os policiais que utilizam as bicicletas têm um treinamento específico que dura de três dias a uma semana e engloba condução, abordagens, comunicação, trânsito, policiamento comunitário, direitos humanos, técnicas não-letais de intervenção e procedimentos operacionais padrão, entre outros.
Próximo às imediações do patrulhamento de bicicleta ficará uma viatura em apoio, pois se acontecer uma prisão ela servirá para conduzir o detido até a delegacia. “É um policiamento que dá muito certo porque é próximo do cidadão e tem uma aceitação muito grande”, acrescenta o comandante do 4° BPM.
Para viabilizar o policiamento, o major Allan Pereira Cardoso solicitou as bicicletas ao prefeito Roberto Naves (PTB).

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Passeio de Bicicleta e Policiamento de Proximidade percorreu 12 freguesias


A sexta edição do Passeio de Bicicleta e Policiamento de Proximidade realizou-se este no domingo, percorrendo 12 freguesias do Concelho, pertencentes à área de policiamento da PSP. A iniciativa contou com cerca de três dezenas de participantes.
Esta iniciativa teve como objetivo a promoção do convívio entre os habitantes dos bairros sociais, etnias, diferentes culturas e combater a exclusão social, assumindo uma componente solidária através da recolha de alimentos que foram entregues uma instituição social.